Abertura do XXXI Fimupa tem apresentação de Banda, Orquestras e lançamento de livro

O XXXI Festival internacional de Música do Pará (Fimupa) começa neste domingo, 3, com apresentações musicais gratuitas e lançamento de livro. Pela manhã, às 10h, no hall do Theatro da Paz, a professora russa Svetlana Boukhchtaber autografa as obras “350 Cifragens Básicas nos cursos de Harmonia e Solfejo Harmônico” e “Taneev: uma outra visão sobre o contraponto invertível”, publicações editadas pela Fundação Carlos Gomes (FCG) com apoio da Imprensa Oficial do Estado (IOE).

Svetlana Boukhchtaber nasceu na cidade de Krasnodar, na Rússia, onde começou os estudos musicais aos cinco anos. Em 1984 ingressou no Conservatório Superior Estadual “rimsky-Korsakov”, de São Petersburgo. De 1993 a 1996 trabalhou no Conservatório Antônio Maria Valência e na Universidade Del Valle, em Cali, na Colômbia. Morou em Belém de 1996 até 2005, quando lecionou no antigo Conservatório Carlos Gomes e na Universidade Estadual do Pará (UEPA) como professora das disciplinas Percepção, Harmonia, Análise e Contraponto no Curso de Bacharelado em Música.

Após a sessão de autógrafos, às 11h, tem início a programação musical do Festival com a apresentação da Orquestra Juvenil do Instituto Estadual Carlos gomes (IECG) sob a regência de Rodrigo Santana e da Banda Sinfônica da FCG que será conduzida por seu maestro titular Amilcar Gomes e a participação de alunos do curso de regência do Instituto Estadual Carlos Gomes. O concerto conta ainda com a presença de artistas convidados como o regente norte americano Darrel Brown, da Carrol University, do pianista paraense Robenare Marques e da cantora Sandra Duailibi, que volta a Belém desta vez para dividir o palco com grupos sinfônicos durante o Fimupa.

Durante a tarde, crianças inscritas nas oficinas de violino e violoncelo do Fimupa nas classes das professoras Simone dos Santos, Thais Carneiro, Fábio Santos e Robyn Brown apresentam o resultado das aulas em um recital no Espaço São José Liberto, às 16h.

A programação do festival prossegue às 20h30, no Theatro da Paz, com o concerto da Orquestra Acadêmica do XXXI Fimupa que interpretará a suíte orquestral ‘Velho Chico’, trilha sonora da novela da Rede Globo. Para reger os músicos, o festival convidou o compositor e maestro Tim Rescala, que é autor da música. O concerto ainda tem a participação da violinista Carla Rincón, primeiro violino do Quarteto Radamés Gnatalli, e de Tista Lima, no acordeon.

XXXI Fimupa - O Festival Internacional de Música do Pará chega a sua 31ª edição sempre com o objetivo de proporcionar uma grande troca de experiência entre músicos de diversas partes do Brasil e do mundo. Em 2018, o evento leva concertos gratuitos de música erudita e popular para diversos espaços públicos de Belém no período de 03 a 10 de junho.

Totalmente gratuito, o Festival promove o encontro do erudito com o popular e oferta gratuitamente cursos, oficinas e masterclass com instrumentistas, maestros e cantores que participam de uma intensa semana musical no estado do Pará. Em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memoriais e do Museu do Estado do Pará (MEP), o Festival realizará oficinas de ópera com a soprano portuguesa Carla Caramujo nos dias 04, 05, 07 e 08 de junho na Sala das Artes do MEP e no dia 8, às 19h, haverá um recital com os alunos da oficina.

Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes -A Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes foi criada em 1998 com o objetivo de reforçar a qualificação profissional dos alunos de instrumentos de sopro e percussão dos níveis básico, técnico e bacharelado em Música, do IECG. Em seus concertos, recebe regentes e solistas convidados nacionais e internacionais, ampliando seu repertório brasileiro e mundial. A BSFCG tem como regente Amilcar Pimenta Gomes, graduado em Música pela UEPA, pós-graduado em Composição, pela UFPA e professor do IECG.

XXXI Fimupa – 03 a 10 de junho em Belém

Data: 03 de junho de 2018

LANÇAMENTO DE LIVRO - Svetlana Boukhchtaber - Hall do Theatro da Paz - 10h

ORQUESTRA JUVENIL DO IECG - Theatro da Paz - 11h