Carlos Gomes encerra atividades de 2018 com concerto no Theatro da Paz

A Fundação Carlos Gomes (FCG) fará na próxima quarta-feira, dia 12, às 20h, no Theatro da Paz, um concerto de encerramento das atividades da Fundação Carlos Gomes e do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) no ano de 2018. Alunos e professores que integram os grupos artísticos da Fundação farão apresentações musicais gratuitas mostrando um pouco do trabalho desenvolvido pela instituição nos cursos regulares de música oferecidos anualmente pelo Instituto.

Participam do concerto, a Orquestra Acadêmica da Fundação Carlos Gomes com participação especial do Coro Carlos Gomes. O programa terá árias de óperas como “Carmen”, do compositor francês George Bizet, e a participação especial do Coro Carlos Gomes interpretando "Aleluia do Messias", de Haendel, sob regência da maestrina Maria Antônia Jiménez e do maestro Pedro Messias, ambos professores do IECG.

Para o diretor de Ensino do IECG, Claudio Trindade, o concerto "celebra também o encerramento festivo da gestão da Fundação Carlos Gomes, que nos últimos oito anos, demonstrou extrema competência nas ações para a promoção da música e educação musical no Estado do Pará".

O Concerto é gratuito, sendo necessária a retirada de ingressos no dia 12, a partir das 9h, na bilheteria do teatro.

Orquestra Acadêmica da FCG - Fruto do processo de institucionalização do ensino de prática orquestral voltado aos alunos do curso técnico e do bacharelado do IECG, a Orquestra Acadêmica da FCG teve como embrião a Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes. A partir dela, os alunos tiveram uma maior possibilidade de desenvolvimento artístico na prática orquestral, com estímulo às habilidades técnicas e musicais, e é parte do currículo do curso superior de música do IECG. Entre seus objetivos, destaca-se o aprimoramento do aluno dentro de um ambiente artístico, fortemente vinculado ao processo acadêmico, além da promoção da prática orquestral realizada pelo IECG.

Coro Carlos Gomes- Criado em abril de 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, desde sua constituição, inseriu-se nas atividades culturais do Estado do Pará, realizando um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira e contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical. O Coro Carlos Gomes possui três CDs gravados: O “Belo” (2002), “O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará” (2004) e “Cantares”. Em 2010, surpreendeu o público com a estreia mundial e registro fonográfico da Obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. Seu repertorio é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita tanto a capela quanto sinfônico coral, e interpretando também música popular, folclórica e contemporânea. Sua maestrina é natural de Santiago de Cuba. Formada em regência coral no Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov”, na Russia, onde concluiu o mestrado. É professora do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

Pedro Messias - Foi assistente do coro de Câmera da Unesp e assistente do maestro Abel Rocha no projeto Fabrica de Óperas, onde entre outras atividades era responsável pela preparação do elenco de cantores com experiência no repertório operístico. No Teatro São Pedro, em São Paulo, atuou como maestro assistente do maestro Luiz Fernando Malheiro (Mto e Diretor artístico do Festival de Ópera de Manaus) e do Maestro André dos Santos (aluno da famosa coaching Janine Reiss, maestro, pianista co-repetidor e coaching com mais de 20 anos de experiência pela Europa), dois ícones incontestáveis da Lírica Brasileira. Atuou em grandes casas de ópera do Brasil com destaque para: Teatro São Pedro (SP), Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Guaíra, Teatro Amazonas e Theatro da Paz (Belém). Recentemente assumiu o posto de maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e Diretor do Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes.

SERVIÇO: "Encerramento das atividades acadêmicas do IECG.

Data: 12 de Dezembro de 2018.
Hora: 20h. Local: Theatro da Paz.

Entrada Franca com retirada de ingressos no dia do evento a partir de 9h.