Logo do estado

CONCERTO DE ENCERRAMENTO CELEBRA A MUSICA BRASILEIRA

Versão para impressãoEnviar por email

CONCERTO DE ENCERRAMENTO CELEBRA MUSICA RASILEIRA

 
Na noite de hoje, a Fundação Carlos Gomes (FCG) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realizaram o Concerto de Encerramento do 37° Festival de Música Brasileira, na Sala Ettore Bosio. Os grupos artísticos da FCG, formado pelos professores e alunos, interpretaram obras do convidado da edição, o compositor Liduino Pitombeira. As apresentações duraram toda a semana, sempre com um tema relacionado a música brasileira.
 
 A criação do festival, que tem a finalidade de enaltecer a música brasileira, seus compositores e interpretes também oferece aos alunos a oportunidade de se apresentarem para o público, treinando habilidades necessárias para apresentação em concertos e recitais. O festival foi criado pela professora do IECG e pianista Doris Azevedo e, inicialmente, a programação era pequena, restrita ao âmbito do “Conservatório Carlos Gomes”. A partir das edições seguintes e, com a participação dos alunos e professores, o evento alcançou enorme importância para a Instituição. 
 
Todo ano, a organização do festival escolhe uma  personalidade da música para ser homenageada e outra para realizar palestra junto aos alunos. Este ano, o músico homenageado foi o paraense Oriano de Almeida, que criou um acervo de canções, música de salão e uma coleção de peças para piano de inspiração folclórica, entre outras produções. A personalidade da música escolhida como convidada foi o compositor cearense Liduino Pitombeira, empossado recentemente como o mais novo membro da Academia Brasileira de Música.
 
Este ano, além dos grupos “da casa”, também esteve presente na programação, pela primeira vez, o Grupo de Violões José Alves Marinho, de Canaã dos Carajás. O grupo de jovens musicistas faz parte do projeto Associação das Famílias Sem Moradias Própria de Canaã dos Carajás (AFAMOPROCAN). Além de se apresentar no Festival, o grupo visitou o Memorial Carlos Gomes e participou de uma oficina de violão com o prof Luciano Andrade.
 
Na primeira noite de recital foi apresentada a obra Valsa de Paris, de Oriano de Almeida; nos dias seguintes foram realizados os recitais "Bacharelado em Música do IECG", "O Universo da Música Brasileira", "A Música Popular Brasileira" e, no encerramento, as obras do compositor convidado, Liduino Pitombeira. 
 
No concerto de encerramento foi tocada, pelo Grupo de Percussão FCG, a música Zumbi dos Palmares, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. As apresentações aconteceram na Sala Ettore Bósio (Av. Gentil Bittencourt, 977, Nazaré), com entrada franca.
 
A parceria entre a Fundação Carlos Gomes e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) possibilitou que o concerto de abertura e de encerramento fossem gravados, para serem publicados no canal do Youtube da FCG.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Texto e fotos dos concertos: Mayave Ribeiro

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.