Concerto marca abertura do Festival de Bandas do Pará em Ponta de Pedras

As oficinas de instrumento do Festival de Bandas do Pará começaram na última sexta-feira (03), no município de Ponta de Pedras. As aulas seguem até o dia 08 de dezembro. O Concerto de Abertura contou com a participação da Banda Sinfônica Antônio Malato. O Festival é uma realização do Governo do Estado do Pará, através da Fundação Carlos Gomes (FCG), em parceria com diversas prefeituras do Estado e bandas de música.

Os professores João Pedro Pagliosa (flauta transversal), Claudionor Amaral (clarinete), Marcelo Cardoso (saxofone), Marcos Costa (percussão), Érico Oliveira (trompete), Ilson de Souza (trompete), Anielson Ferreira (trombone), Giovanni Montini (tuba/eufônio), Abner Felipe Rodrigues (trompa) e Mário Cruz de Souza  (bateria) realizarão todas as oficinas na Escola Estadual Doutora Ester Mouta, escolhida como a sede do evento.

Na cerimônia de abertura, a Superintendente da FCG, profª Glória Caputo, falou aos presentes como tais ações trazem benefícios para toda a sociedade. “Quando Governo, comunidade e prefeituras se unem, é possível transformar a vida de milhares de jovens através da música e do conhecimento, e ainda fortalecer a cultura paraense”, avaliou a gestora”.

Além das oficinas de instrumento, os regentes de bandas da região também estão recebendo aulas com o maestro convidado desta edição, Marcos Sadao Shirakawa. “É muito importante trazer essa experiência para eles, pois muitas vezes não há condições de irem até Belém para participar", exemplificou o maestro. Além das aulas, “os alunos receberam material para estudarem durante todo o ano, dando continuidade ao trabalho após o festival”, explicou.

A programação conta também com apresentações das bandas participantes. No concerto de abertura, que aconteceu no ginásio da Escola Estadual Doutora Ester Mouta, quem se apresentou foi a Banda Sinfônica Antônio Malato, sob a regência de Marcelino Beltrão Tavares, com participação especial como solista do professor de saxofone Marcelo Cardoso.

O professor Marcelo Cardoso, que está ministrando oficinas de saxofone, fala da importância da atuação junto aos músicos do interior. “Essa troca dos alunos com os professores é essencial. Eu sou oriundo dos projetos de interiorização do ‘Carlos Gomes’ e reconheço a relevância que essa interação musical tem. Estou muito feliz em estar aqui hoje, e agradeço ao Governo do Estado e Fundação Carlos Gomes por manterem esses projetos vivos”, comentou o músico.

Ainda se apresentarão no festival os grupos: Banda de Música de Santa Cruz do Arari, Banda de Música João Viana e músicos participantes de Curralinho,  no Centro Social Dom Ângelo Maria Rivato, às 20h. Na noite de encerramento (08), que será realizada no ginásio da Escola Ester Mouta, às 10h, o público irá prestigiar a Banda do Festival, formada pelos integrantes de todas as bandas que se apresentaram e pelos professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), sob a regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa.

Rayssa dos Santos, de 15 anos, toca flauta transversal na Banda Sinfônica Antônio Malato e está participando do festival pela primeira vez, para ela, “está sendo tudo maravilhoso e especial. É uma felicidade muito grande estar aqui, agradeço aos professores que se disponibilizaram a nos ensinar”, diz animada.

As oficinas e concertos do Festival de Bandas do Pará tem como objetivo promover o intercâmbio entre integrantes de bandas paraenses e professores de instrumento do IECG, além de músicos convidados, que ministram palestras aos jovens músicos, valorizando assim as bandas quanto patrimônio imaterial do Estado. Dentre os municípios que participaram da edição deste ano estão:   Colares, Marapanim, São Caetano de Odivelas, Santa Cruz do Arari, Curralinho, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras.

texto e foto: Mayave Ribeiro