Logo do estado

Formandos do Bacharelado em Música apresentam recital na igreja de Santo Alexandre

Versão para impressãoEnviar por email

Os concluintes da segunda turma do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes - IECG, terão hoje, nesta quinta-feira (21 de março), a sua outorga de grau, na Igreja de Santo Alexandre, ás 19 horas. Os estudantes de trombone, regência de bandas, violão, flauta transversal, composição e arranjo, canto, clarinete, violino, violoncelo, viola e percussão irão fazer uma apresentação especial após a sessão solene. O evento será com entrada franca. A Fundação Carlos Gomes -FCG, criada em 1986, é a entidade mantenedora do IECG.

Na cerimônia de outorga de grau os formandos irão apresentar dois arranjos. A primeira música, com arranjo do colando Emerson Coelho, será We Are The Champions, da banda britânica Queen. A outra obra, intitulada Cachita (do compositor Rafael Hernarndez) terá o arranjo do professor de improvisação do curso, Manassés Malcher. A apresentação terá como solistas os formandos Letícia Lisboa (flauta), Thiana Santos (clarinete) e Emerson Coelho (guitarra). Todos serão regidos pelo colega de urma Alberto Fernandes Ferreira.   

O bacharelado do IECG define-se como um curso para aprimorar, principalmente, a performance musical de quem vai seguir na carreira de músico profissional, e de acordo com o coordenador de ensino da FCG, Joel Costa, haverá mudanças essenciais para o melhorar o aprendizado no curso. “Nós investimos nos melhores professores. Trazemos profissionais de alto nível e os alunos podem ter a certeza que a Fundação Carlos Gomes tem feito um trabalho muito forte no que se refere a qualidade do curso. Nós estamos iniciando uma nova gestão e a ideia é de reformularmos a matriz curricular para que possamos melhorar ainda mais e, claro, mantermos o que estava funcionando bem”, afirma. “Isso será feito com a colaboração dos professores, com a coordenação do curso e com a direção de ensino, de forma democrática. Queremos que esse público, que são os alunos, fiquem satisfeitos com a formação que eles estão tendo no IECG”, explica Joel. 

O Curso de Bacharelado em Música, que acontece no IECG, tem duração de quatro anos e funciona no período noturno. Williams Tanoeiro, 26, colando do curso na habilitação em percussão relembra como foi a sua trajetória. “Dediquei-me ao máximo, consegui conciliar o trabalho e o estudo, pois o curso funciona em tempo integral. Sou muito grato por tudo que vivi no IECG, tive a oportunidade de estudar com todos os instrumentos necessários que precisava dentro do bacharelado. A Instituição tem a estrutura que eu precisava para conseguir realizar um bom estudo”, recorda.

Para Nayara Araújo Morais, que se forma em bacharel, com habilitação em viola, as experiências vividas ao longo do curso foram essenciais para realizar o seu sonho de tornar-se uma musicista. “Os festivais e as aulas foram as vivências que mais me marcaram e me ajudaram, como participar do Festival Internacional de Música do Pará – FIMUPA, as aulas teóricas e práticas e os másters class que tive com excelentes profissionais também foram essenciais para o momento de hoje”, recorda. Além dos aprendizados seculares, Nayara conta que também recebeu ensinamentos que vão além da sala de aula. “Aprendi com meus professores a nunca parar de estudar e me dedicar em tudo o que eu fizer. Lembro de sempre vê-los estudando a aula que iriam me dar depois e isso me mostrou o quanto o estudo contínuo no instrumento que escolhi tocar é importante para meu crescimento. Aprendi que devo continuar sempre me dedicando ao que eu amo”, afirma.

 

História – A criação do curso de Bacharelado em Música, que acontece no IECG, foi autorizado 1995, e em 1996 foi feito um convênio com a Universidade do Estado do Pará. Em 2013, o curso passou a ser ofertado de forma independente. A partir de então, o bacharelado no Carlos Gomes passou a ofertar as habilitações de Instrumento, Canto, Composição e Arranjo e Regência de Banda e de Complementação Pedagógica para Bacharéis em Música ao Instituto Estadual Carlos Gomes.

 

 

 

Texto: Mayave Ribeiro

 

 

 

 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.