Logo do estado

Fundação Carlos Gomes homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher

Versão para impressãoEnviar por email

Estar em harmonia, espiritualmente e fisicamente, é importante para se alcançar o êxito no desenvolvimento das atividades do dia - a - dia, por isso, na manhã do dia 8 (última sexta-feira) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as servidoras da Fundação Carlos Gomes (FCG) e do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG)  participaram de uma sessão de Ginástica Oriental, na Sala Ettore Bosio, ministrada pela terapeuta ocupacional Luciana Amorim. O momento para renovar as energias e homenagear as servidoras foi realizado através da parceria entre a FCG e Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), da Secretaria de Estado de Administração do Pará (SEAD).

 

A superintendente da Fundação Carlos Gomes, professora Glória Caputo, falou às servidoras sobre como a mulher desempenha um papel importante no mercado de trabalho, sem se afastar da família. “Estamos vivendo em um novo mundo. Temos um papel importante na sociedade e, agora também trabalhamos junto com nossos companheiros para assegurar a manutenção das nossas famílias, algo que não era muito comum em tempos passados”, recorda. “Podemos trabalhar, estudar e continuar exercendo nossas atividades e habilidades femininas como mães, esposas etc.…”, afirmou.

Ginástica Oriental - As servidoras aprenderam a praticar um método terapêutico de ginástica chamado Lian Gong que une conhecimentos da medicina tradicional chinesa e medicina ocidental com movimentos de artes marciais chinesas. A prática ajuda a tratar e prevenir dores no corpo, problemas musculares e articulares. Segundo a terapeuta ocupacional da Diretoria de Saúde Ocupacional da SEAD, Luciana Amorim, “no trabalho, nós mulheres (assim como todas as pessoas) precisamos de amplitude de movimento e tranquilidade para realizar nossas obrigações profissionais”. “O nosso equilíbrio e harmonia interior faz com que o trabalho flua melhor, assim sendo, estes exercícios favorecem a nossa qualidade de vida e eficiência profissional”, orientou a terapeuta. A FCG e o IECG contam, hoje, com cerca de 70 mulheres que desempenham os mais variados cargos e funções.

Declarações - A homenagem incluiu ainda a apresentação de um vídeo especial onde foram transmitidas mensagens motivacionais em homenagem ás mulheres. No que se refere aos avanços e direitos conquistados, Glória Caputo, superintendente da FCG contou que “hoje muitas mulheres estão nos cargos de chefia de todas as empresas e instituições brasileiras. Isso significa dizer, acima de tudo, que todos nós somos seres humanos iguais e, homens e mulheres devem respeitar o espaço um do outro”, enfatiza a superintendente.

Para a Coordenadora de Apoio Administrativo da Fundação Carlos Gomes, Camila Machado, 34, o respeito é essencial. “Meus pais me ensinaram a prezar pela valorização das mulheres. No meu trabalho, convivo com vários colegas que sempre me respeitaram. Muitas servidoras ocupam aqui um lugar de chefia e, sempre observei que o relacionamento entre homens e mulheres é levado de forma respeitosa, tanto na FCG quanto no IECG”, comentou. “Orgulho-me muito em saber que, hoje, temos como superintendente uma mulher batalhadora e que é um exemplo para todos nós”, completou Camila.

A Assessora da Superintendência, Odete Gillet, trabalhou durante toda a sua vida, ela relembra como era o ambiente de trabalho no início da sua carreira. “Na época em que eu era mais jovem, os homens realmente ocupavam cargos melhores que as mulheres, os cargos de direções e administrações eram sempre dirigidos por homens. Essa diferença vem diminuindo com o tempo e, mesmo sabendo que isto ainda existe, também sabemos que somos capazes de administrar nossa carreira profissional e vida familiar”. “Na minha opinião, é tudo uma questão de planejamento. As mulheres devem, cada vez mais, se preparar, trabalhar e ir adiante para conseguir realizar o sonho de vida que elas quiserem”, aconselhou Odete.

O significado da homenagem às servidoras é tratado pela Coordenadora de Recursos Humanos da FCG, Aline Mendes, como uma ação necessária para evocar a lembrança de todos os diretos que as mulheres conquistaram. “É imprescindível homenagear nossas mulheres por todas as conquistas e barreiras ultrapassadas nos dias de hoje. Somos parte da história, do mundo e da modernidade”, salienta. “Mulheres à frente de suas vidas e contribuindo para a evolução e sucesso da humanidade, sendo reconhecidas por seus valores e grandezas é importante. A FCG e IECG saúdam todas as mulheres! ”, concluiu a coordenadora”.

 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.