IECG forma turma de bacharéis em música

Com uma homenagem ao músico russo Serguei Firsanov, professor de viola falecido no ano passado, o Instituto Estadual Carlos Gomes realizou a colação de grau de 12 estudantes do curso de Bacharelado em Música, que concluíram os estudos nas áreas de canto lírico, fagote, contrabaixo, trompete, piano, percussão, flauta transversal e composição e arranjo.

A solenidade de formatura foi na Igreja de Santo Alexandre e contou com a presença do Diretor de Ensino do IECG, Claudio Trindade, que representou o superintendente da FCG Paulo José Campos de Melo, patrono da turma; da Coordenadora do Curso, a cantora lírica Madalena Jorge Aliverti. Estiveram presentes também a pró-reitora de graduação da Universidade o Estado do Pará, Ana da Conceição Oliveira, representando o Reitor da UEPA, Juarez Quaresma, e o desembargador Federal do Trabalho Vicente Malheiros.

Nos discursos, os integrantes da mesa deixaram mensagens de otimismo aos novos profissionais. ‘Sigam em frente na carreira de músico levando a música da nossa região para o mundo’, incentivou Claudio trindade, Diretor de Ensino do IECG. Ele também destacou a parceria entre FCG e UEPA, que possibilitou a existência do curso, que completou 20 anos em 2016.

Vicente Malheiros, compositor e escolhido para paraninfo da turma, frisou a importância de Serguei Firsanov lembrando a obra e todo o exemplo como professor que ele deixou para alunos e professores de música. O formando Erik Marvin, que colou grau em Contrabaixo, também lembrou do mestre com saudade. ‘Não tem outro professor como ele em Belém, a partida dele deixou um vácuo. Agora é levar os ensinamentos dele adiante. O jovem estava feliz por ter alcançado o diploma de bacharel em música, mas não quer parar por aqui. ‘É mais uma etapa concluída. Vou buscar me aperfeiçoar mais’.

A jovem musicista Bruna Cabral, concluinte do bacharelado em percussão, estava emocionada. ‘É muito gratificante. Eu iniciei os estudos no Instituto Carlos Gomes, no curso técnico de percussão e bateria e foi vendo meus professores que eu decidi seguir a carreira de musicista, por isso ingressei no Bacharelado. Me sinto muito feliz de estar concluindo.

Bruna agora se prepara para novos desafios. Ela conquistou uma vaga em uma universidade alemã e no final de março segue para a Europa para continuar a formação de nível superior em performance. ‘O esforço de nossos professores nos fez alcançar um lugar maior. É um sonho de todo músico ir para fora do país, mostrar o seu trabalho no exterior, ainda mais na Alemanha, que é muito rica na cultura da música clássica, é uma referência. Não tenho como explicar a felicidade de, mais tarde, poder retornar a Belém e compartilhar tudo que eu vou aprender lá’

Na solenidade, os alunos homenagearam o professor Wagner Alonso, por toda a dedicação e ensinamentos durante o curso. O professor ressaltou que o curso forma músicos para a performance e não para lecionar e que esse é o diferencial. ‘É uma turma fantástica, de muita qualidade musical, meninos com talentos individuais e a gente precisa consolidar a continuidade desses alunos aqui. Estou feliz e torcendo para que eles encontrem alternativas e construam caminhos como a Bruna já abriu’.

Após a entrega dos diplomas, houve a apresentação do Hino do Pará com a soprano Juliane Lins e ao final o público acompanhou a apresentação dos colandos, que executaram uma composição de Vicente Malheiros, feita especialmente para a ocasião.