O I Simpósio de Musicologia do IECG começa nesta quarta (06) em Belém

A Fundação Carlos Gomes (FCG) realiza nos dias 06 e 07 de junho o I Simpósio de Musicologia do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Com o tema "Conexões Musicais: memória e pesquisas musicológicas em debate", o evento tem como objetivo fortalecer as ações educativas do Instituto, em especial a criação do Memorial Carlos Gomes, que deverá ser inaugurado durante esta semana em que também está sendo realizado o XXXI Festival Internacional de Música do Pará (FIMUPA).

O simpósio é uma das novidades da programação pedagógica FIMUPA e foi pensado como uma forma de ampliar o leque de opções na área musical ofertada pelo festival. ‘O objetivo do simpósio é ser um grande fórum de discussão e também um espaço para apresentação de novas perspectivas de atuação na área musical’, destaca o pesquisador Jonas Arraes, que coordena o evento pelo IECG.

O Simpósio conta a participação de renomados musicólogos, historiadores e pesquisadores que participarão de palestras, mesas redondas e debates sobre a preservação da memória da música brasileira, da arquivologia musical e da produção de pesquisas. Os convidados que vão contribuir para fazer uma reflexão sobre os rumos da atuação dos profissionais da área musical e que participam dos dois dias do evento são Maria Alice Volpe (UFRJ), Flávia Toni  (IEB/USP), Fernando Lacerda (UEPA), Mário Dantas (RJ), Eduardo Sato (SP), o compositor João Guilherme Ripper (ABM) e Marcelo Jardim (UFRJ).

Toda a programação do Simpósio é gratuita e será realizada no auditório do curso Aslan Idiomas, numa parceria com a FCG, para facilitar a participação dos músicos, professores e estudantes que estão numa intensa troca de conhecimento musical e participando de oficinas musicais, masterclass e ensaios no IECG durante o XXXI Festival Internacional de Música do Pará.

XXXI FIMUPA - O Festival Internacional de Música do Pará (FIMUPA), principal evento artístico da Fundação Carlos Gomes, chega a sua 31ª edição em 2018. O evento integra o calendário de ações do Governo do Pará voltadas para a promoção da cultura trazendo a Belém grandes nomes da música erudita nacional e internacional, artistas consagrados da Música Brasileira, além de músicos que se destacam na cena instrumental. O FIMUPA será realizado de 03 a 10 de junho com 50 atrações musicais locais, nacionais e internacionais que se apresentarão em teatros, igrejas, salas de concertos e espaços culturais de Belém. Toda a programação é gratuita e está disponível em www.fcg.pa.gov.br e na fanpage do evento.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9450