Logo do estado

Projeto Concertos Didáticos realiza apresentação para estudantes de escolas públicas no “Da Paz”

Versão para impressãoEnviar por email

Através do Projeto Concertos Didáticos, 840 alunos de 18 escolas públicas de Belém e Região Metropolitana assistiram apresentações no Theatro da Paz. No período da manhã, de 9 às 12 horas, os 400 estudantes das escolas E.M. João Nelson Ribeiro, E.M. Manuela Freitas, E.M. Benvinda, E.M. Parque Amazônia, E.M. Parque Bolonha, E.M. Stelina Valmont, E. M. E. Infantil e Fundamental Luz e Vida e E.M. Ayrton Senna prestigiaram a apresentação do Grupo Pará Trombones.  No período da tarde, de 14 às 16 horas, foi a vez dos 440 alunos das escolas E.M. Maria Heloisa de Castro, E.M. Cordolina Fontelles, E.M. João Carlos Batista, E.M. Gabriel Lage, E.M. Olga Benário, E.M. Santana do Aurá, E.M. Alzira Pernambuco, E. M. E. Infantil e Fundamental Luz e E.M. Liceu aprenderem sobre música com o Quarteto de Cordas. A iniciativa é da Fundação Carlos Gomes, através da Coordenadoria de Extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e Theatro da Paz.

Repertório – Os rapazes do Grupo Pará Trombones, apresentaram as músicas: Suite for Trombones (Gordon Jacob); Granada (A. Lara, com arranjo de Gilberto Gagliardi); Brasileirinho (Waldir Azevedo) e Dobrado (A. Benedito, com arranjo de Cuiquito), já o Quarteto de Cordas interpretou as obras Waltz – The Merry Window (Franz Lehar), The Young Prince and The Young Princess – From Scheherezade (Korsakov), Por Una Cabeza (Carlos Gardel) e Eine Kleine –1° mov. (Mozart).

Grupos – O Grupo Pará Trombones foi criado em 2006 pelo professor Dr. Radegundis Feitosa (In Memorian) com o objetivo de incentivar a prática em conjunto dos alunos de trombone do curso de bacharelado em música da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Hoje, o Pará Trombones é um dos grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes e vem atuando em eventos nacionais e internacionais ligados à área de Metais.

O Quarteto de Cordas formou-se ano passado com o objetivo de levar a música erudita e popular através de instrumentos de cordas. O grupo toca diversas obras de compositores clássicos e também composições da música popular brasileira.

A superintendente da Fundação Carlos Gomes, professora Glória Caputo, foi a criadora do projeto, que antes era conhecido como “A Escola Vai ao Teatro”. “Durante a minha primeira gestão aqui no Carlos Gomes, em 1986, o projeto de levar crianças ao Theatro da Paz foi idealizado como algo muito importante, pois realiza apresentações de caráter didático/cultural. Os estudantes podem conhecer não só sobre a música, que será apresentada por grupos artísticos da FCG, mas também conhecer um dos maiores patrimônios culturais de Belém, o Theatro da Paz”, afirma Caputo.

Para a Coordenadora de Pesquisa e Extensão, Gabriela Afonso fala que o Theatro da Paz, para as crianças, é uma experiência enriquecedora.O projeto tem uma missão educativa, pois visa a formação de plateias para a música erudita e popular, sendo uma prática muito utilizada nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Os concertos gratuitos são uma ótima oportunidade para muitos estudantes da rede pública visitarem uma casa cultural tão importante como o Theatro da Paz”, diz a coordenadora. “Estes alunos podem vivenciar excelentes apresentações artísticas, eles conhecem informações sobre compositores e obras executadas, bem como curiosidades sobre seus instrumentos. As crianças costumam ficar encantadas com a beleza do teatro e vibram com as apresentações artísticas, também ficam muito atentas às informações didáticas que recebem ao longo do concerto. Tudo isso desperta muito seu interesse pela música. Em geral, o público aprecia bastante esta interação entre artista e plateia”, afirma Gabriela. 

Concertos Didáticos – Os Grupos artísticos formados por professores e alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes apresentam concertos que são comentados, em que os músicos explicam a função e sonoridade de cada instrumento e a importância dos compositores para determinado período da música e história dos artistas, tudo de maneira simples e didática, para poder despertar a atenção do público. O Objetivo é difundir a educação musical, estimular o interesse de crianças e adolescentes pela música e contribuir para a formação de plateia, além de proporcionar aos estudantes o contato com grandes instrumentistas paraenses. As apresentações gratuitas são realizadas uma vez ao mês, no Theatro da Paz, às 9h e 14h, para estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas de Belém e Região Metropolitana.

O projeto é uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Carlos Gomes em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), Municipal de Educação e Cultura (Semec) e apoio do Theatro da Paz.

 

Texto: Mayave Ribeiro

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.