Logo do estado

Projeto do Carlos Gomes realiza recital gratuito

Versão para impressãoEnviar por email

O Projeto Música e Cidadania, da Fundação Carlos Gomes (FCG), irá realizar a sua primeira apresentação do ano com o tema “Maré do Sons”. O concerto será no dia 17 de abril (quarta-feira), às 8h30, na Sala Ettore Bosio (no Instituto Carlos Gomes, localizado na Av. Gentil Bitencourt, 977 – Nazaré), com entrada franca. Para o repertório, foram escolhidas composições dos próprios alunos do projeto, tocadas no ano passado, em comemoração ao Dia da Música. O Projeto Música e Cidadania é uma atividade de extensão da FCG, promovida em parceria com escolas e associações públicas e Organizações Não-Governamentais (ONG’s) e hoje conta com sete polos e cerca de 880 alunos matriculados.

O recital marca o início do ano letivo nos polos conveniados à FCG. Na apresentação, participarão professores e alunos dos polos: Movimento de EMAÚS, Associação Filantrópica Icuí Solidário-AFIS, Associação Paraense das Pessoas com Deficiência-APPD, Sociedade Beneficente Cristo Redentor, Lar de Maria, Jardim das Oliveiras e Associação dos Moradores do Conjunto Júlia Seffer – ACHAJUS. O recital terá composições dos alunos Bruno Romisson, Celso Dias e Ana Lúcia Cardoso, com arranjos musicais criados coletivamente pelos professores, sob direção musical do professor Roger Santos.

De acordo com o coordenador do projeto, Reginaldo Viana, a apresentação é sempre muito esperada pelos alunos e professores. “Este momento de integração entre os polos motiva os alunos que já fazem parte do Música e Cidadania e também os que estão iniciando conosco, é uma grande comemoração cultural”, afirma Reginaldo. “Os alunos foram incentivados e orientados pelos professores a expor seu trabalho de acordo com o conteúdo ministrado em sala de aula e, o público poderá conferir todas as obras que eles compuseram ano passado”, completa.

O Projeto Música e Cidadania existe há 20 anos e possibilita aos alunos do nível técnico do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), a experiência de participar como educador musical do projeto, ao mesmo tempo em que expande e socializa suas próprias atividades didáticas, levando ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos de periferias de Belém e Região Metropolitana. O coordenador do Música e Cidadania, Reginaldo Viana, afirma que, “este trabalho traz a possibilidade de acesso aos bens culturais através da educação musical, incentivando novos talentos escondidos nas periferias de Belém e contribuindo diretamente no combate à violência e marginalização de crianças e jovens”, explica.

 

 

 

 

 

 

Texto: Mayave Ribeiro

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3201-9450
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3201-9480

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.