Logo do estado

Fundação Carlos Gomes promove ciclo de oficinas em quatro municípios do Estado

Versão para impressãoEnviar por email
Com o objetivo de investir na disseminação do ensino musical em diversas regiões do Estado, a Fundação Carlos Gomes, por meio da Diretoria de Interiorização, promoveu na última semana uma série de oficinas e capacitações nas cidades de Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Marabá e Castanhal, beneficiando a comunidade de cada região.
 
Em Muaná, a instituição firmou parceria com a prefeitura para realizar as oficinas de capacitação em flauta doce para 10 professores em música, com idade entre 20 e 40 anos, que participaram das aulas na sala de música do CRAS, no período de 26 a 29 de agosto. No mesmo local, também ocorreu a oficina de flauta doce e musicalização, que beneficiou 50 crianças com idade entre 08 e 14 anos.
 
Já em São Sebastião da Boa Vista, a Fundação Carlos Gomes promoveu a oficina  de Técnica de Ensaio de Banda voltada para 20 regentes de Banda de Fanfarra, que receberam capacitação no auditório da Paróquia de São Sebastião, no período de 19 a 22 de agosto. Além disso, a instituição ainda realizou a oficina de flauta doce e musicalização, voltada para 50 crianças e adultos, com idade entre 08 e 60 anos.
 
Com o objetivo de despertar o interesse do público infantil pela música, a instituição promoveu na última sexta (30),em Marabá, a oficina de musicalização infantil de ritmo e flauta doce, que proporcionou o aprofundamento musical de cerca de 150 crianças da Escola Aquarela.
 
Prosseguindo com o investimento nas ações voltadas para o ensino musical no interior, a instituição realizou na última semana  a oficina de prática de banda, que ocorreu em parceria com a prefeitura de Castanhal na Escola de Música Mestre Odilon. Ao todo, 45 pessoas participaram das aulas voltadas para saxofone, clarinete, flauta transversal, trompete, trombone e percussão.
 
De acordo com a diretora de interiorização da Fundação Carlos Gomes, Alexandra Martins, a iniciativa faz parte do projeto “Musicar”, que tem como finalidade proporcionar conhecimento musical para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. “Com a realização destas oficinas, buscamos gerar impacto positivo nestes municípios ao proporcionar ao público-alvo o acesso à cultura, além do desenvolvimento de novas habilidades musicais por meio do aprendizado, que também auxilia no bom rendimento escolar, especialmente das crianças”, destacou.
 
O superintendente da Fundação Carlos Gomes, Gabriel Titan, ressalta que a ação é fundamental para disseminar o ensino musical em todo o Estado. “Ao realizarmos essas oficinas em diversos municípios consolidamos a missão da instituição, que deve incentivar os futuros músicos a trilharem os primeiros passos rumo à excelência da carreira musical. Neste segundo semestre, continuaremos realizando novas capacitações e oficinas para cumprir nosso compromisso com a educação musical de qualidade”, ressaltou.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.