Muiraquitã Jazz, Robenare Trio e Latin Jazz, grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes (FCG), participam a partir desta sexta-feira (12) do projeto Música na Orla, que destaca a produção musical paraense. Durante três meses, o público da Estação das Docas vai poder conhecer intérpretes e músicos paraenses de diversos gêneros. Neste mês, a programação contempla a sonoridade do Jazz e da Música Latina nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com apresentações no anfiteatro São Pedro Nolasco. A programação é gratuita e inicia a partir de 18h.
Atração desde a primeira edição do Música na Orla, em 2012, o Muiraquitã Jazz abre a programação da coletânea. Há cerca de 10 anos na estrada, o grupo artístico da Fundação Carlos Gomes (FCG), formado por professores do IECG e integrantes da OSTP e Amazônia Jazz Band, apresentará uma mostra da música instrumental produzida no Pará. Representando a guitarra latina, Carlos Santana Cover (Jano Astete) fecha a noite de sexta-feira, 12. No sábado, 13, os shows ficam por conta de Sax Drive e Mundo Mambo, grupo formado em 2002. O público confere no domingo, 14, os shows de Robenare Trio, seguido do grupo Latin Jazz. Ao ar livre, o concerto da Amazônia Jazz Band encerra a programação.
Nesta edição, além do jazz, gênero marcante originário dos Estados Unidos no século XX, a música latina foi escolhida para integrar o roteiro da coletânea. O Mundo Mambo e Carlos Santana Cover são os representantes desta sonoridade, com show com direito a salsa, guitarrada caribenha, mambo, cumbia, merengue e vários outros ritmos do gênero. Em Belém, o peruano Jano Astete promete um show dançante com os clássicos de Carlos Santana. “Vou interpretar um repertório cover, bem dançante para o público se divertir. Entre os sucessos, estão: ‘Samba pa ti’, ‘Europa’, ‘Black magic woman’, ‘Corazon espinado’, entre outros’, adianta o músico, que tem mais de 40 anos de carreira.
“O Música na Orla tem como objetivo mostrar para o público a produção musical do Estado. Desta vez, além da música instrumental eles terão a oportunidade de ouvir ritmos mais dançantes, representados pela música latina. Escolhemos esse gênero por conta da proximidade com o jazz e pela influência da sonoridade caribenha na música paraense”, explica a presidente da Estação das Docas, Gabriela Landé.
O projeto Música na Orla é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Organização Social Pará 2000, que visa a valorização da cultura e oferece ao público programações culturais gratuitas. Confira a programação:
Dia 12/09 (sexta-feira)
18h – Muiraquitã Jazz
20h30 – Carlos Santana Cover(Jano Astete)
Dia 13/09 (sábado)
18h – Sax Drive
19h30 – Mundo Mambo
Dia 14/09 (domingo)
17h – Robenare Trio
18h – Latin Jazz
20h – Amazônia Jazz Band
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.