O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos esteve entre os grandes homenageados na noite de ontem pela programação do 28º Festival Internacional de Música do Pará. As apresentações tiveram início na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, onde o duo formado por Hugo Pilger (violoncelo) e Carla Rincón (violino) apresentou o concerto “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano”. Em seguida, o premiado Quinteto Villa-Lobos, que em 2015 completou 53 anos de fundação, interpretou obras do músico carioca que passearam do erudito ao popular.
“Essa iniciativa é fundamental para apresentar a música à população. Muitas pessoas dizem que não gostam desse gênero. Mas não gostam porque não conhecem. Quanto mais eventos dessa natureza forem realizados no Brasil maior será a possibilidade de popularizarmos o estilo junto a um número maior de pessoas”, opinou o músico Luís Carlos Justi, que toca oboé no Quinteto Villa-Lobos. A opinião é compartilhada pelo estudante Ícaro Antônio, 15, que há um ano estuda violino. “Despertei meu interesse pela música a partir de uma apresentação que assisti aos oito anos”.
O violoncelista Hugo Pilger classifica o Festival Internacional de Música do Pará como um dos mais importantes realizados hoje no país. “Não apenas pelas apresentações, mas pela oportunidade que o evento dá aos profissionais da área e amantes do gênero de se atualizarem sobre o que acontece em outras partes do mundo, onde a música também passa por transformações”, explicou. A companheira dele na apresentação, a violinista Carla Rincón, declarou-se fã do Estado. “É uma terra maravilhosa, de pessoas alegres e acolhedoras. Sinto uma dupla satisfação quando venho aqui (no Pará), que é a de tocar violino e ao mesmo tempo passear por esse lugar maravilhoso”.
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.