Logo do estado

Orquestra Carlos Gomes estreia em concerto com a soprano Adriane Queiroz

Versão para impressãoEnviar por email

A segunda noite do XXVIII Festival Internacional de Música do Pará foi marcada pela expectativa.  O público que foi conferir a apresentação no Theatro da Paz queria ver a soprano paraense Adriane Queiroz, atualmente uma das maiores vozes do canto lírico mundial, e também acompanhou a estreia da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, criada este ano como parte das comemorações pelos 120 anos de implantação da terceira mais antiga escola de música do Brasil. “É uma responsabilidade imensa, mas que tem na formação de novos músicos e no futuro da música paraense a mola propulsora para superarmos qualquer dificuldade e fazermos um trabalho brilhante”, declarou o regente da orquestra, Ronaldo Sarmanho. Além do regente titular, a Orquestra também foi conduzida pelo maestro Tobias Volkmann, do Rio de Janeiro, que surpreendeu a todos com uma grande performance.

De volta a Belém, a soprano Adriane Queiroz destacou a emoção renovada em se apresentar mais uma vez no Theatro da Paz, local que ela também considera como sua “segunda casa”. Adriane é hoje uma das mais respeitadas sopranos do mundo. Reside na Alemanha, mas percorre vários países da Europa e das Américas levando o brilho de sua voz. Ex-aluna da Fundação Carlos Gomes, ela também festejou a criação da orquestra e a devida importância que o governo do Estado tem dado para a instituição.

“Soube que recentemente ela (Fundação Carlos Gomes) foi totalmente reformada e acho isso fantástico, porque tanto quanto formar músicos, a fundação tem um papel social importante, que é o de tirar crianças e adolescentes das ruas. Eu vim de um bairro de periferia e sei o quanto esse tipo de trabalho é importante para combater, entre outras coisas, a proliferação das drogas e o aumento da violência”, destacou Adriane, que cresceu no bairro da Terra Firme, periferia de Belém.

Este ano, o Festival Internacional de Música do Pará celebra os 120 anos da Fundação Carlos Gomes, batizada assim em homenagem ao músico paulista homônimo, que foi também o primeiro diretor do então Conservatório de Música de Belém, criado em 1895. “Estamos felizes pela realização desse evento, pelo que ele representa para nós e pela importância que tem a Fundação na vida de tantas pessoas”, declarou Paulo José Campos de Melo, presidente da FCG. A programação completa do evento para esta terça-feira pode ser acessada pelo link https://fimupa.com.br/.

Foto: Thiago Araújo

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.