O músico Tiago dos Santos, 21 anos, viajou 900 quilômetros para ver de perto - e pela primeira vez - a apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP), no palco do Theatro da Paz, em Belém. Morador do município de Altamira, sudoeste paraense, o jovem, integrante da Banda Sinfônica local, foi um dos 90 instrumentistas selecionados em todo o estado para participar da 2ª edição do Festival Música das Américas. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, iniciou oficialmente na noite deste domingo (27), com o concerto da banda paulista para um público empolgado que lotou o teatro.
“Não tem como não se empolgar ao ouvir cada arranjo da Sinfônica de São Paulo. É o máximo ver eles tocando. Para gente que vem do interior do estado, presenciar isso é uma emoção única. Pois, eles representam aquilo que um dia eu almejo. A minha meta é chegar ao nível desses músicos. E se isso acontecer, eu já vou estar realizado”, conta Tiago, que além de instrumentista também é professor de música da Banda Sinfônica de Altamira.
Criado em 2013, o festival, voltado exclusivamente para as tradicionais bandas de músicas e bandas sinfônicas do Pará, vai reunir até o próximo domingo (4) músicos de 33 municípios do estado. O evento, que também faz parte da programação da primeira fase do 27º Festival Internacional de Música do Pará, traz a Belém músicos consagrados nacionalmente como os maestros Marcelo Jardim, Marcos Sadao Shirakawa, Mônica Giardini e artistas de reconhecimento internacional, como o regente húngaro Laszlo Marosi.
“O mais importante desse evento é a troca de conhecimentos que ele proporciona. Pois, além da presença dos maestros convidados também teremos as bandas tradicionais do interior do estado, que vão compartilhar experiências ao mesmo tempo sobre a música produzida na América. E no Pará isso tem uma significado muito especial, pois o estado tem uma tradição de bandas de música muito grande. Talvez uma das maiores do país”, afirma Amilcar Pimenta, regente titular da Banda de Música do Instituto Carlos Gomes.
Na abertura do festival, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo emocionou a plateia com a apresentação da obra Amazônia, composta por José Blesa Lui e orquestrada pelo regente Dario Sotelo. Além disso, ainda houve dobradinha de maestros no palco com a participação dos regentes Laszlo Marosi e Marcos Sadao Shirakawa, diretor artístico da BSESP. Ao final do concerto, o público foi presenteado com a participação especial do pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes, que tocou “Rhapsody in Blue”, um clássico do maestro norte-americano George Gershwin.
Regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a maestrina Mônica Giardini parabenizou a iniciativa da Fundação Carlos Gomes e se disse encantada com a proposta do Música das Américas. “O estado do Pará está fazendo um trabalho inédito. É um festival que abrange o estado inteiro e não apenas uma concentração de um só local e de algumas pessoas. E o fato de ser inédito no mundo, isso coloca o Pará em uma dimensão de vanguarda”, ressalta a maestrina.
Para o superintendente da FCG, a maior contribuição do festival é a educação musical que ele proporciona, principalmente para os jovens que vêm do interior do estado. “Esta promoção do Governo do Pará é extremamente importante para reestruturar e inovar a metodologia de ensino nas escolas de música do interior do estado e, desta forma, permitir que os alunos tenham chances de prosseguir seus estudos em universidades em condições de igualdade com os músicos dos grandes centros”, avalia Paulo José Campos de Melo.
O Festival Música das Américas segue até o próximo domingo. As oficinas de música ocorrem de 28 de abril a 3 de maio, sempre das 14h30 às 16h30 e das 18h às 19h30, no auditório Ismael Nery, no Centur. A programação completa do evento está disponível no site da Fundação Carlos Gomes, através do endereço https://www.fcg.pa.gov.br.
Texto: Adison Ferrera (Secom)
Foto: Walda Marques
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.