Na tarde de ontem (09), os alunos e alunas do projeto de extensão Sons da Identidade, coordenado pelo prof. Joca Silva, participaram de uma palestra especial com o prof. Leandro Ferreira, na sala de percussão do Instituto Estadual Carlos Gomes. No encontro, o prof. Leandro, que é egresso do IECG, abordou temas como a origem do carimbó e instrumentalização.
Durante a palestra o professor falou sobre a importancia de mostrar aos alunos as nuaces históricas do carimbó. "Fiquei muito feliz de poder conversar com os alunos do IECG sobre o caminho que essa manifestação cultural teve até ser considerada patrimônio imaterial cultural do Brasil", explicou o professor Leandro, que é egresso do curso de bacharelado em música com habilitação em percussão do IECG.
Sobre a sua formação no instituto ele destaca que, " graças as oportunidades para desenvolver seu talento, e com a ajuda dos professores da casa, consegui trilhar meu caminho. E hoje posso compartilhar isso com os alunos", lembra o músico. Além de trazer conhecimentos pertinentes sobre o tema da palestra, o professor Leandro também salienta "a importância com a dedicação diária, organização de tempo e disciplina com os estudos para seguir na carreira musical", disse.
Projeto Sons da Identidade - Coordenado pelo professor Joca Silva, o Projeto de Musicalização Popular Sons da Identidade busca, por meio da musicalização, colocar em prática os saberes musicais da cultura popular, envolvendo uma gama de aspectos e praxes musicais como: teoria musical, prática musical em grupo, musicalidade popular e ritmos/cultura popular da Amazônia paraense; com o foco em compartilhar a importância da identidade cultural por intermédio da musicalidade e dos saberes. O projeto visa à valorização da educação musical popular e dos conhecimentos dos gêneros populares, não só da Região Metropolitana de Belém, mas também dos municípios adjacentes, além de vivenciar a cultura popular trazida das comunidades e dos municípios para a capital, assim, compartilhando seus costumes e saberes, imprimindo a importância dessa contribuição como forma identitária de um povo/comunidade musical.
texto: Mayave Ribeiro
Foto: Prof. Joca Silva