Logo do estado

Atrações internacionais marcam quarto dia de Festival

Versão para impressãoEnviar por email

O conjunto holandês Valerius Ensemble subiu ao palco no Theatro da Paz, em Belém, na noite desta quarta-feira, 4, e apresentou ao público paraense um repertório diversificado, interpretando compositores da música romântica à música moderna. O concerto marcou o quarto dia de programação do XXVII Festival de Música do Pará, que ainda teve outras duas atrações nacionais de renome, o premiado Quarteto Radamés Gnattali e o Frank Herzberg Trio, além de apresentações da “casa”, o Quaternura e os grupos de Saxofones e Percussão da Fundação Carlos Gomes.

A noite musical iniciou um pouco depois do previsto, por volta das 19 horas, no anfiteatro Pedro Nolasco, da Estação das Docas. Lá, o público acompanhou a diversidade de repertório, arranjos e interpretação do Quaternura, fazendo um grande passeio pela Música Popular Brasileira. O músico Márcio Carvalho, 28, integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro do Paz, foi um dos que prestigiaram a apresentação. “Conheci o grupo através do Claudinor (Amaral), que faz parte do grupo e é meu parceiro de clarinete na Orquestra. Admiro o trabalho e sempre que posso venho prestigiar os amigos”, disse.

Na Catedral, a enfermeira Áurea Silva, 50, acompanhou a apresentação do Grupo de Saxofones da Fundação Carlos Gomes e aprovou a performance do quinteto formado por Elias Coutinho, Gláucio Nascimento, Enokleson Bezerra, Alexandre Pinheiro e Harley Sousa. “É como se eu tivesse lavado a alma, porque a música funciona assim para mim, como uma limpeza, uma forma de me desligar dos pensamentos do dia a dia. Infelizmente só soube pela minha filha que o festival já tinha começado, mas dei uma olhada na programação e pretendo vir outras vezes”, comentou.

Ao mesmo tempo ocorreriam duas outras apresentações. Uma delas, a poucos metros, na Igreja de Santo Alexandre. Lá, o público permaneceu concentrado durante toda a apresentação do Quarteto Radamés Gnattali. Além de executar obras do compositor brasileiro que dá nome ao grupo, Carla Rincón (violino), Estevan Reis (viola), Hugo Pilger (violoncelo) e Andrea Carizzi (violino) também brindaram a plateia com composições de Cláudio Santoro, César Guerra-Peixe e Ricardo Tacuchian. No Teatro Waldemar Henrique, a atração foi o Grupo de Percussão do Carlos Gomes.       

No Theatro da Paz, a apresentação do Valerius Ensemble foi acompanhada pelo pianista e superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo. “Para mim, particularmente, é um dos grupos camerísticos mais perfeitos do mundo, porque além deles serem minimalistas no estilo, na forma e na técnica, diferente da maioria dos grupos europeus, eles equilibram muito bem a parte ‘mecânica’ com a parte emotiva. Por isso, a reação sobre a música deles é muito positiva, tanto na Europa, onde já tive a oportunidade de participar de alguns eventos com eles, quanto aqui, durante o festival, que eles já tiveram outras vezes. É sempre um dos pontos altos da programação”, elogiou.

Quem encerrou a noite foi o Frank Herzberg Trio, no CamarIN Cultural, com a sua tradicional mistura de jazz contemporâneo com a energia da música brasileira. Composto por Frank Herzberg no contrabaixo, Zé Eduardo Nazário na bateria e Alexandre Zamith ao piano, o grupo não poupou na apresentação. Além das composições próprias, que espelham a cultura diversificada dos três músicos, a música indiana, a europeia, o blues e o jazz tiveram o seu lugar no repertório do trio.

Nesta quinta-feira, 5, o Festival de Música apresenta o concerto da Amazônia Jazz Band, a partir das 20h30, no Theatro da Paz. Em seguida, às 22h30, a cubana Yusa, acompanhada de Nei Conceição, sobe ao palco do CamarIN Cultural. Antes, abrindo a noite, às 18h, ocorre a apresentação do Latin Jazz, na Estação das Docas. Às 19h, se apresentam: Paulo Moura e a Orquestra de Choros, no Waldemar Henrique, o Quarteto de Cordas Guanabara, na Catedral, e o Duo Art Verum, em Santo Alexandre. 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.