No segundo dia do ‘Música das Américas’, que faz parte da primeira etapa do XXVII Festival Internacional de Musica do Pará, coordenado pela Fundação Carlos Gomes, a Banda de música de Tailândia foi a atração da noite na Praça do Povo do Centur. Formada por 39 jovens do município, a banda Jovem de Tailândia é regida pelo por Nailton Pamplona, conhecido como mestre Ton.
Na apresentação, os jovens músicos apresentaram dez obras incluindo um pout pourri de carimbo, que animou o público. Pela primeira vez em Belém, a banda é formada por 40% de meninas, todos com idades entre 13 e 17 anos. “Está sendo uma experiência única que todos eles vão levar pra casa e o aprendizado de toda essa semana será inesquecível”, comentou o regente, que também é coordenador da escola de música de Tailândia que atende a 270 alunos há dois anos.
“Está sendo uma grande experiência e uma grande hora estar em Belém recebendo todo esse aprendizado”, disse Ana Kézia Pamplona, saxofonista que fez vários solos durante a apresentação da noite. A jovem, de 21 anos, toca saxofone há 10 anos.
Mesmo com a chuva o público compareceu e aplaudiu bastante a apresentação dos jovens que fizeram o primeiro concerto na capital. ‘Vai somar muito para o aprendizado de todos. Nem todos os músicos puderam vir, mas será uma experiência para a vida toda’, disse maestro Ton.
O diretor de Ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Claudio Trindade, acompanhou as apresentações da segunda noite do festival. Ele contou que a missão do IECG é acompanhar a parte pedagógica das oficinas e workshops, que fazem parte da complementação pedagógica dos alunos da graduação. “Eles atuam como monitores nos ensaios e demais atividades do festival”, diz, ao ressaltar que, atualmente, a Fundação mantém 1907 alunos matriculados.
O superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, parabenizou a banda e disse que valeu todo o empenho para trazer o grupo para tocar pela primeira vez em Belém. ‘ É muito importante poder mostrar esse trabalho com os jovens músicos que é feito com tanta seriedade pelo maestro Nailton em Tailândia’.
O Festival – O Música das Américas é o maior encontro de bandas de músicas de toda a América Latina. O trabalho envolve músicos de 33 municípios e bandas de música de cinco municípios paraenses. “A intenção é, principalmente, mostrar à população de Belém as bandas de música que existem no Estado do Pará e que são motivos de orgulho para nós”, diz o superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo.
Municípios representados no Música das Américas
Salvaterra, São João de Pirabas, Anajás, Salinópolis, Almeirim, Porto de Moz, Santarém Novo, Cametá, Marabá, Redenção, Tailândia, Igarapé Açu, São Caetano de Odivelas, Belém, Vigia, Ponta de Pedras, Vitória do Xingu, Dom Eliseu, Paragominas, Curuçá, Santarém, Colares, Castanhal, Marapanim e Altamira.
Maestros convidados : Marcelo Jardim (RJ), Marcos Sadao (SP), Mônica Giardini (SP), Dario Sotelo (SP), Laszlo Marosi (Hungria), Shawn Smith (EUA), Rosa Briceño (Venezuela), Darrel Brown (EUA).
Solistas Convidados: Leo Gandelman, Saxofonia, Albert Khattar, Rafael Mendes, Rodrigo de Burgo, Jimmy Bacca, Nailson Simões, Adriano Bueno.
Foto: Walda Marques
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.