A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo volta à Belém esta semana para mais uma vez ser a banda residente do ‘Música das Américas’ – primeira fase do Festival Internacional de Música do Pará - que acontece de 27/4 a 04/5. Serão duas apresentações na capital paraense com a banda completa, uma no dia 27/04 e outra no dia 03/05, ambas no Theatro da Paz, às 20h30, com entrada franca.
Durante o festival, o grupo – que hoje conta com 82 músicos –, se dividirá em seis formações menores para participar de concertos com bandas locais. Uma parte irá para o interior, nas cidades de Vigia, São Caetano de Odivelas e Ponta de Pedras. A outra se apresentará pela capital com a Banda Sinfônica do Estado do Pará, Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e Banda de Música de Uruará. Além de participar dos concertos, os músicos darão aulas para os alunos das bandas locais.
O primeiro concerto da BSESP em Belém será neste domingo (27), às 20h30, sob a regência de Marcos Sadao Shirakawa, de Mônica Giardini e dos convidados Laszlo Marosi e Dario Sotelo. Os solistas serão Marcos Pedroso, Milton Vito, Ramiro Marques e Cesar Roversi, que integram o quarteto Saxofonia e Paulo José Campos de Melo, no piano.
Neste primeiro encontro em Belém, a BSESP apresentará um repertório com composições inédtias e a estreia brasileira da obra "Amazônia", do compositor espanhol Jose Blesa Lui, além de "Opus Lascivus", de Alexandre Travassos, que contará com o quarteto de saxofones Saxofonia e ainda a composição "Impressões Regionais", de Fernando Oliveira. O concerto também fará uma homenagem ao compositor brasileiro Guerra Peixe com a apresentação da obra "Museu da Inconfidência" e "Rapsody in Blue", um clássico do repertório orquestral, de George Gershwin, que terá ao piano o talento e a musicalidade do paraense Paulo José Campos de Melo.
No ano passado, o pianista Paulo José Campos de Melo apresentou essa mesma música na apresentação que fez como convidado da BSESP num concerto na Sala São Paulo. Agora, o público paraense vai poder conferir essa atuação que tanto emocionou a plateia na capital paulista.
A segunda apresentação da BSESP em Belém ocorrerá no sábado (03), às 20h30, sob a regência de Marcos Sadao Shirakawa, de Mônica Giardini e dos convidados Marcelo Jardim, Rosa Briceño e Shaw Smith.
SERVIÇO:
Concerto : Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Direção artística: Marcos Sadao
Regente Adjunta: Mônica Giardini
Regentes Convidados: Laszlo Marosi e Dario Sotelo
Solistas: Saxofonia e Paulo José Campos de Melo
Confira os programas de cada dia:
Dia 27/04, às 20h30
Amazonia
José Blesa Lull (1984)
Regente: Dario Sotelo
Opus Lascivus
Alexandre Travassos (1970)
Solistas: Saxofonia
Regente: Mônica Giardini
Influências Regionais
Fernando Oliveira (1972)
Regente: Laszlo Marosi
Museu da Inconfidência
César Guerra-Peixe (1914-1993)
(Transcrição: Daniel Havens)
I – Entrada
II- Cadeira de Arruar
III- Panteão dos Inconfidentes
IV- Restos de um Reinado Negro
Regente: Marcos Sadao Shirakawa
Rhapsody in Blue
George Gershwin (1898-1937)
Solista: Paulo José Campos Melo
Regente: Marcos Sadao Shirakawa
Dia 03/05 - às 20h30
Escapade
Joseph Spaniola (1963)
Regente: Shaw Smith
Pájaros de Tres Alas
Efraín Amaya
Regente: Rosa Briceño
Brasiliana n. 7 (estreia mundial da versão)
Radamés Gnattali (1906-1988)
Transcrição: Paulo Aragão
Solista: Léo Gandelman
Regente: Marcelo Jardim
Cayminiana
Cyro Pereira (1929-2011)
Regente: Marcos Sadao Shirakawa
As Quatro Estações do Hermeto
Miguel Briamonte (1960)
Regente: Marcos Sadao Shirakawa
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.