O Painel de Bandas de Música realizado na cidade de Castanhal, no Pará, encerrou com a apresentação de alunos e professores na Catedral do município. Após a missa da manhã de domingo (01), os professores que ministraram as oficinas musicais durante os cinco dias de atividades do painel tocaram e foram muito aplaudidos pelos alunos e pelo público que visitou a Igreja no encerramento do evento.
Instrumentistas de pelo menos 50 cidades paraenses e músicos vindos de várias regiões do país também tiveram o momento certo de mostrar um pouco do que aprenderam nos cursos. Eles integraram as duas bandas, uma de nível intermediário e outra mais avançada, formadas durante o evento e apresentaram um grande espetáculo.
Em 2015, além dos estudantes paraenses o Painel também contou com alunos de outros estados. Nas oficinas, havia representantes do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rondônia.
Este ano, segundo os organizadores, o Painel teve 681 participantes distribuídos em 11 cursos. A grande procura pelos cursos tem feito com que a Funarte contemple o Pará com a realização do evento nos municípios paraenses há pelo menos 4 anos. Os alunos que fizeram os cursos oferecidos em Castanhal foram distribuídos assim: Arranjo (21), Percepção Musical (293), Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro (26), Percussão (47), Bombardino e Tuba (16), Clarineta (56), Flauta (47), Saxofone (67), Trombonet (22), trompete (44) e Regência de Banda (42).
O violonista Nenéu Liberalquino, Regente da Banda Sinfônica do Recife, participou pela primeira vez do evento e ficou surpreso com a quantidade de alunos inscritos. ‘Foi uma grata surpresa. O que me deixa bastante feliz é ver quantos meninos interessados e a quantidade de participantes. De todos os lugares e até de fora do Pará. É uma coisa fabulosa você transmitir conhecimento. A música nos unindo. E podendo fazer essa troca de experiência entre os vários professores e alunos.
O músico que também ministra cursos nas áreas de arranjo, harmonia tradicional e jazzística, elogiou a inciativa que contribui para a formação de músicos da nova geração e valoriza as bandas de música. ‘É uma coisa formidável. Esse tipo de projeto é muito importante não apenas para a divulgação da música para banda sinfônica, mas para a formação desses próprios alunos para que eles possam dar continuidade a carreira deles.’
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.