Logo do estado

Belém na rota dos festivais internacionais de música

Versão para impressãoEnviar por email

Belém se consolidou como palco de um dos mais importantes festivais de música erudita e instrumental do Brasil. O Festival Internacional de Música do Pará que chega a 28a edição apresenta uma extensa programação artística, com grupos locais, nacionais e internacionais, além das formações orquestrais. Realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), o Festival será realizado de 07 a 14 de junho, em apresentações distribuídas em sete espaços culturais da capital paraense.

Para a realização do evento foi planejado uma grande estrutura física, técnica e de profissionais. Serão 46 apresentações durante o festival, seis orquestras sinfônicas, mais de 100 convidados entre artistas e professores, mais de 100 músicos locais envolvidos e cerca de 500 alunos ao longo dos cursos e eventos, além das atrações camerísticas.

O evento promove a integração musical e artística entre os professores e artistas convidados com os músicos locais, através dos inúmeros concertos, master classes, ensaios das formações orquestrais, de forma a estimular o compartilhamento de conhecimentos e criar sempre oportunidades de acesso à informação cultural.

“O Fimupa é fundamental para o contínuo aprimoramento dos jovens músicos paraenses, bem como a atualização e a troca de experiências entre os músicos profissionais, professores, etc. O festival se consolidou no cenário paraense como um imenso laboratório de pesquisa e difusão musical. Contudo, sabemos que o maior presente sempre será do público, em contato direto com eventos de qualidade”, explica o diretor artístico do Festival, Marcelo Jardim.

Este ano, além das homenagens ao prédio que abriga o Instituto e simboliza o ensino da música no estado, o Festival irá homenagear também a figura do músico, do instrumentista, do cantor. Assim, haverá um grande número de músicos paraenses nas orquestras e bandas que se apresentarão durante todo o festival.

Nas apresentações artísticas, serão executados trechos de peças escolhidos pelos "Performers" e que demonstrem a sua capacidade virtuosística. O maestro Antonio Carlos Gomes, primeiro diretor do IECG e grande homenageado, terá composições suas lembradas pelos artistas convidados.

Atrações- A programação conta com a participação de atrações internacionais com o grupo Toy Ensemble, de Portugal, com o espetáculo lusófono Tocado, Falado e Riscado: Como Nascem as Estrelas, de Clarice Lispector. Teremos também o solista Eric Vloeimans, trompetista renomado de um dos maiores centros de Jazz da Europa, que fica em Rotterdam, na Holanda. O Valerius Ensemble se apresentará também com o solista, em um repertório especial. O Ensemble Paris, com professores do Conservatório Darius Milhaud, apresentará um belo concerto de música de autores franceses e o maestro holandês Jacob Slagter regendo a grande Orquestra do XXVIII Fimupa.

Já entre as atrações nacionais o destaque é para o Quinteto Villa-Lobos(sopros), o Quinteto de Metais de Porto Alegre (metais), o grupo de flautas doces Quinta Essentia, considerado referência nacional nesse instrumento, o Quarteto Bessler (cordas), o Duo Pilger-Rincón e os maestros Tim Rescala, Marcelo Jardim, Tobias Volkmann e Pedro Aragão.

Também estão como convidados do Festival o guitarrista Nelson Faria, um dos maiores músicos brasileiros nesse instrumento; o pianista, arranjador e compositor Hamleto Stamato e o maestro Jorge Antunes, um dos precursores da música eletroacústica no Brasil, que fará palestra para os alunos do Bacharelado em Música do IECG. 

Entre os grupos artísticos paraenses que participarão do festival estão a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e a Amazônia Jazz Band, além de instrumentistas e cantores líricos que integram os 23 grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes.

Outro grande motivo para comemoração é a primeira apresentação oficial da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes. O grupo, formado por alunos da Fundação fará sua apresentação, no Theatro da Paz, no dia 8 de junho, às 20:30h. O concerto contará também com participações especiais de ex- alunos, professores e músicos de outras cidades como o regente convidado Tobias Volkmann.

Homenagem-  Está será a XXVIII edição do Festival que será marcada de forma especial, pois este ano também é celebrado os 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Hoje, o Instituto é considerado a terceira mais antiga instituição de ensino da música no Brasil. Para celebrar a data, o Festival terá ao longo de sua programação, que se estenderá por oito dias, composições do distinto maestro Antônio Carlos Gomes, primeiro diretor do IECG.

Com isso, o Festival também será um momento para reconhecer e brindar ao talento e à musicalidade dos instrumentistas paraenses, que com suas performances ajudaram a construir a história do IECG. O professor de música da Fundação, Ronaldo Saldanho, regente da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes destaca a importância da Instituição, enquanto formadora de novos músicos, como acadêmicos e, sobretudo, enquanto formadora de pessoas para uma sociedade, nesses 120 anos de história e, que hoje figura entre as quatro principais Instituições de música de Brasil.

“A música ainda é vista por muito apenas como entretenimento, devido a uma visão comercial, mas na verdade ela é muito mais do que isto, ela é enriquecimento para uma pessoa. A música comunica sobre história, literatura, sobre a vida. Ela envolve sobre todas as ciências que você pode imaginar. Então, se uma pessoa vive com música, ela vai viver melhor, vai se tornar melhor. E o Festival é um momento para se prestigiar a música que nós temos para oferecer. Assim, todos são muito bem vindos para estar conosco”, convida o professor.

O Festival Internacional de Música também conta com uma programação pedagógica a parte, que disponibilizará, durante os oito dias de evento uma série de cursos, oficinas musicais, masterclasses e encontros com compositores. Pela primeira vez em Belém será ofertado o curso Filosofia Suzuki com inscrições gratuitas. No total, serão mais de 50 cursos que capacitarão e qualificarão músicos, entre alunos e profissionais. 

O saxofonista Marcos Cardoso, que irá coordenar o 'Pixinguinha na Pauta' dentro da programação do festival, considera o evento uma grande oportunidade de intercâmbio de conhecimento, entre músicos de várias cidades e entre músicos profissionais e alunos: “Estamos muitos ansiosos para a apresentação no Fimupa 2015 devido à vinda de músicos do mais alto nível, pois neste momento podemos aprender mais sobre a música que acontece em outros lugares do Brasil e do Mundo, tornado assim, um festival agregador de conhecimento e companheirismo entre professores e alunos das escolas de música do estado”.

O XXVIII Festival Internacional de Música do Pará é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, e Banpará através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

 

SERVIÇO:

XXVIII Festival Internacional de Música do Pará – FIMUPA 2015

Data: 07 a 14 de Junho de 2015

Locais: Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique, Anfiteatro São Pedro Nolasco (Estação das Docas), Sala Ettore Bosio, Igreja de Santo Alexandre, Catedral Metropolitana de Belém e Tábuas de Maré.

Entrada Franca - com retirada de ingressos na bilheteria do Theatro da Paz, a partir de 9h, nos dias dos espetáculos.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.