O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realizou na manhã desta segunda-feira, 18, a primeira etapa do processo Seletivo 2016 do Curso de Bacharelado em Música. Os candidatos que não fizeram o Enem ou que não alcançaram a média exigida no edital do concurso foram submetidos a uma prova de Redação, realizada em três salas do prédio do Instituto, em Belém. Ao todo, 45 candidatos participaram da avaliação. Este ano, o tema foi “A Música como Signo Social”.
A musicista Jade Guilhon, 24 anos, foi uma das primeiras a concluir a prova. Ela considerou o tema fácil. Formada em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e também em Direito, a jovem que toca desde os quatro anos de idade disse que pretende melhorar o currículo nessa área. “A prova foi totalmente a ver com música. Gosto muito de escrever sobre e o tema teve a ver com a interação sobre a música e o indivíduo”, observou a musicista.
Jade também explicou que, com o curso, pretende aprimorar ainda mais seus conhecimentos na área. “Vou tentar o Bacharelado porque música é uma coisa que a gente não para de aprender nunca. É um sacerdócio mesmo, e o violino é um instrumento que exige muito da gente. Como terminei o curso técnico há muito tempo, acho que falta para mim a mais a parte da performance. Cada vez mais, quero aperfeiçoar isso. Afinal, somos instrumentistas, é uma coisa que a gente fica frustrado se não seguir”, revelou.
O estudante Carlos Rodrigues, que cursa Licenciatura em Música na Universidade do Estado (UEPA), também gostou da prova de Redação. “Achei a prova muito acessível, bem legar de se fazer. Acredito que o tema foi bem atual, pois discute a falta do ensino de música nas escolas. Além disso, ele nos mostra como a música pode ser importante para a formação do ser humano”, opinou o estudante que vai tentar uma das vagas para Percussão, na habilitação em Instrumento. “Eu me propus a fazer o vestibular porque o que a gente gosta de fazer é a performance. Quero fazer o curso para me aperfeiçoar ainda mais como instrumentista”, completou.
Interior – Para fazer a prova, candidatos do interior do estado também vieram para Belém. Foi o caso do Mikael Souza dos Santos que há quatro anos faz parte da orquestra da igreja que frequenta em Tomé Açu. Lá, Mikael toca flauta transversal, mas quer mesmo é passar no vestibular para o curso de Regência de Banda. “Me identifico com a regência. Há dois anos estou a frente da banda de percussão rudimentar e gosto de liderar os músicos”, disse o jovem. Ele concorre com outros 15 inscritos para duas vagas da habilitação.
Este ano, o IECG oferta 36 vagas nas habilitações do Bacharelado em Música (Instrumentos de Sopro, Cordas, Percussão, Piano, Canto, Composição e Arranjo e Regência de Banda). A segunda etapa do Processo Seletivo 2016 do Bacharelado em Música será nos dias 21 e 22 de Fevereiro com a realização da prova teórica e da prova prática de conhecimento musical. O resultado da primeira fase estará disponível no site da FCG no dia 27 de janeiro.
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.