Logo do estado

Candidatos lotam o IECG para os testes práticos de instrumentos

Versão para impressãoEnviar por email

Candidatos com conhecimento musical, inscritos para fazer os testes de instrumento, lotaram, na manhã desta terça-feira, 25, o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Muitos vieram de longe para participar da seleção. O estudante Sidney Silva, de 15 anos, mora em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó. O adolescente foi acompanhado de outros 15 amigos para fazer o teste para flauta transversal. Ele é músico de uma banda do município e quer estudar o curso regular de música no Conservatório. "Eu toco na banda ‘Antonio Malato’ há dois anos, mas meu sonho é tocar oboé, que ganhei dos meus pais".

Daniel Tavares, 20 anos, também sonha com a carreira de músico e assim como Sidney saiu do Marajó para tentar uma vaga no IECG. Mesmo sem ter feito um bom teste, o estudante se disse otimista. "Eu achei o teste difícil e a concorrência é muito grande, mas acho que vou passar", contou o jovem.

Os clarinetistas Marlesson Patrick (21), Domingos Favacho (17) e Douglas Pinheiro (14 ) são de Vigia de Nazaré e São Caetano de Odivelas, cidades da região nordeste do Pará. Todos já integram bandas de música nos seus municípios de origem e disputam uma das vagas ofertadas para o instrumento. Para poder participar dos testes, eles vieram para Belém e ficaram hospedados em casa de parentes.

Mas o sonho de aprender a tocar um instrumento não tem idade. O advogado Carlos Alberto Meguy, de 69 anos, se inscreveu para o teste de violão popular. "Sou apaixonado por leis e a música vem logo em seguida", disse o advogado, que ensaiou uma música de Nilson Chaves para apresentar durante o teste.

O violão foi o instrumento mais procurado pelas pessoas que se inscreveram para os testes. A seleção dos instrumentistas começou na segunda-feira (24) e termina nesta terça (25). Os candidatos foram submetidos a testes teóricos e práticos. O resultado está previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira, 26.

Ana Silvia Guedes, 33 anos, era uma das candidatas inscritas para o teste de violão. A cearense, que mora em Belém há quatro anos, trabalha numa escola que atua na formação de crianças com deficiência auditiva e tem paixão pela música. "Eu já toco violão, mas quero me aperfeiçoar. O Carlos Gomes é uma escola reconhecida no Pará e aqui posso aprender mais sobre música".

O estudante Davi Lira, 18 anos, foi outro que tentou uma vaga no curso de violão. O jovem se deslocou de Barcarena para participar dos testes. Davi tem conhecimento musical, toca em igrejas do município, mesmo assim ficou nervoso durante o teste. "Não estudei muito a música que apresentei". Mas, nem por isso ele pensa em desistir. "Quero estudar para me aperfeiçoar e para tocar para Deus temos de ser os melhores", afirmou o estudante.

Davi e o amigo John Klewton, 20 anos, ensaiavam no pátio do Conservatório antes dos testes. John se inscreveu para violão clássico. O jovem contou que desde criança foi estimulado pelos pais a aprender um instrumento. "Ainda bem pequeno tocava instrumentos de brinquedo. Aos nove anos ganhei o primeiro violão e meu pai ensinou as primeiras notas. O sonho é fazer parte de uma orquestra", disse o rapaz.

Nesta quarta-feira, 26, o IECG divulga o resultado dos testes realizados para preencher as vagas da iniciação musical (musicalização). Dessa seleção, participaram candidatos que não possuíam conhecimento musical e foram submetidos a testes de percepção musical. O resultado será afixado na entrada do Instituto e também no site da instituição (www.fcg.pa.gov.br).

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.