Logo do estado

Concertos de Banda e Orquestra abrem XXVII Festival Internacional de Música do Pará

Versão para impressãoEnviar por email

A Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz foram as grandes atrações deste domingo na programação do XXVII Festival Internacional de Música do Pará. A Banda e a Orquestra foram responsáveis pelos concertos de abertura do festival, realizados ontem no palco do teatro. Sob a regência de Amílcar Gomes, a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes fez um concerto emocionante, pela manhã, com um repertório de músicas brasileiras e também de composições de artistas paraenses como Luiz Pardal e uma grande performance de seu maestro titular, o que mostra o amadurecimento do grupo.

À noite foi a vez da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto e um convidado especial, o pianista carioca Daniel Burlet. Na primeira parte do concerto, a OSTP apresentou Scheherazade, suíte sinfônica baseada no conto das mil e uma noites, do compositor russo Rimsky-Korsakov e a abertura da ópera Ruslan e Ludmila, de Mikhail Glinka. Depois do intervalo o pianista Daniel Burlet foi chamado ao palco para executar o Concerto para Piano No 4, de outro compositor russo, Rachmaninoff.

Os dois concertos de abertura foram bem recebidos pelo público. “As apresentações foram fantásticas e saímos muito satisfeitos”, comentou Frederico Hackemann, que foi ao teatro com a esposa Deise e o filho Björn, de cinco anos, e acompanhou as duas apresentações.

Realizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes, o Fimupa, além da extensa programação musical com apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais, reunirá também, durante a semana inteira, diversos concertos e quase cinquenta atividades pedagógicas voltadas para a capacitação de estudantes e professores. “O festival vem se firmando com um dos melhores do Brasil, com atrações de peso de músicos do Brasil e de fora do país. Já é considerado também um dos melhores da América Latina. O interessante é que o foco não são as apresentações artísticas, mas as oficinas e intercâmbio entre nossos alunos e professores, cujos resultados são apresentados ao público e se tornam grandes atrações”, comentou Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação.

Atrações

O Fimupa segue até o dia 8 e terá a participação de grandes nomes da música erudita nacional, como o Quinteto Villa-Lobos, Quarteto Radamés Gnatali, Grupo Ânima, Quarteto de Cordas Guanabara, Quinteto de Cordas Catarinense, e trará a Belém atrações internacionais como Valerius Ensemble, Rostock e Pampa Brass. A pauta de concertos populares terá Renato Borghetti, Hamilton de Holanda e a cubana Yusa entre outros. Vale ressaltar as noites do jazz que acontecerão no CamarIN Cultural.

Vale ressaltar que a edição deste ano presta homenagem aos professores Lícia Arantes, Aline Onace e Paulo Keuffer, pela contribuição com o ensino musical no Pará. O Festival foi um dos 25 projetos culturais selecionados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em todo o país e está entre os oito eventos musicais contemplados com patrocínio do banco em cinco regiões brasileiras.

 

Fotos: Rodolfo Oliveira (Secom)

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.