Crianças e adolescentes de escolas públicas de Belém assistiram pela primeira vez a cenas de óperas famosas dos compositores italianos Giuseppe Verdi e Gaetano Donizetti. Foi durante a programação do projeto Concertos Didáticos, promovido pela Fundação Carlos Gomes em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Cultura (Secult), com apoio do Theatro da Paz.
As cenas das óperas “Dom Pasquale”, de Verdi, e “Elixir do Amor”, de Donizetti, foram interpretadas por cantores líricos selecionados para o curso Cenas de Óperas, que está sendo ministrado no Instituto Estadual Carlos Gomes,em Belém, pelo diretor de ópera norte-americano William Ferrara, que dirige o Òpera Estúdio da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. O curso é desenvolvido pelo Ópera Estúdio da Fundação Carlos Gomes, projeto da Coordenadoria de Extensão e Pesquisa, que foi criado este ano com o objetivo de formar cantores líricos para atuar profissionalmente em montagens desse tipo de espetáculo no Pará.
William Ferrara acompanhou de perto o desempenho dos cantores e disse que as cenas interpretadas foram escolhidas especialmente para o público infato-juvenil. “Acho que as crianças adoraram. Elas riram bastante”, disse ele. A atuação dos cantores agradou muito o diretor. “Os artistas foram muito bem recebidos pela plateia. Os cantores conseguiram captar a atenção do público durante toda a apresentação”, analisou o diretor, que se disse ainda muito orgulhoso dos artistas. “No início eram muito envergonhados e mostraram que tiveram um grande crescimento. Eles desenvolveram habilidades específicas e aprenderam a se movimentar no palco e cantar em italiano. Tiveram um grande crescimento musical”, avaliou.
Experiência – A estudante Emanuele Oliveira, 13 anos, acompanhou tudo ao lado de colegas de classe de uma das frisas do teatro. “Nunca tinha visto ópera antes. Foi muito bom”, disse. Da mesma opinião era o professor Marcelo teixeira, que levou os alunos da escola Gonçalo Duarte, do bairro do jurunas. “Adorei. Já tinha vindo ao teatro, mas nunca para assistir a uma ópera. É muito importante esse contato com o teatro e esse tipo de espetáculo. Seria muito bom se tivéssemos a oportunidade de vir mais vezes”, comentou o professor, que leciona artes.
O diretor artístico do Festival de Ópera do Theatro da Paz, Gilberto Chaves, prestigiou a iniciativa da Fundação Carlos Gomes. Ele falou do trabalho desenvolvido no conservatório e a oportunidade de levar estudantes para ver esse tipo de espetáculo. “É mágico para os estudantes porque alguma coisa vai ficar no universo deles quando eles se tornarem adultos. É uma semente que foi plantada. Acho que a formação de platéia é uma das coisas mais importantes que existem num país latino-americano para se chegar a um espetáculo de certa complexidade como a ópera”, asseverou o diretor.
Gilberto Chaves lembrou que nos países desenvolvidos existem programas especiais nos teatros de ópera para estudantes da rede pública. “É importantíssimo que essas crianças saiam daqui com um olhar daquilo que elas nunca viram. Nem todos eles vão gostar de ópera, mas uma parte se tornará naturalmente uma platéia para esse espetáculo”, completou.
O secretário especial de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo, disse que foi uma satisfação ver o teatro lotado de estudantes. Ele considerou importante ver a integração dos órgãos do Estado num grande pacto pela educação. “A única saída para a nossa sociedade é desenvolver projetos educativos permanentes para todos os jovens, particularmente, os estudantes de escolas públicas. Educação não é só sala de aula. É oportunizar aos estudantes processos em que eles possam desenvolver o intelecto e o espírito cognitivo, e a arte e a cultura fazem parte dessa formação”, afirmou.
Na próxima terça-feira (13), os cantores líricos que participam do curso com o diretor norte-americano no Ópera Estúdio da Fundação Carlos Gomes farão mais uma apresentação. Eles vão apresentar outras cenas de óperas de Verdi, no teatro universitário Cláudio Barradas, que funciona na Escola de Teatro e Dança da UFPA, na Jerônimo Pimentel, bairro do Umarizal. A apresentação será às 20h, com entrada franca.
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.