Logo do estado

Concertos Didáticos voltam a reunir estudantes de escolas públicas no Theatro da Paz

Versão para impressãoEnviar por email

A Fundação Carlos Gomes (FCG) realiza nesta sexta-feira (27) no Theatro da Paz mais uma edição do projeto 'Concertos Didáticos' voltado para estudantes de escolas públicas da região metropolitana de Belém com o objetivo difundir o ensino da música, estimular o interesse de crianças e adolescentes pelos instrumentos musicais e contribuir para a formação de plateia.  A cada mês grupos artísticos da FCG são convidados para participar das atividades. As apresentações duram aproximadamente 50 minutos e são realizadas sempre em dois horários, às 10h e 16h.  O projeto é desenvolvido pela Fundação Carlos Gomes em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e recebe apoio do Theatro da Paz.

Na apresentação desta sexta, os grupos convidados são o Quinteto de Saxofones da FCG e a Orquestra de Choro Uirapuru, que sobem ao palco respectivamente às 10h e às 16h. Antes do concerto haverá a exibição de um vídeo sobre o programa Pacto Pela Educação, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de educação, que prevê a reestruturação das escolas públicas, com investimentos em equipamentos e recursos didáticos para a melhoria da qualidade do ensino em todo o Pará. Sobre a parceria o secretario de educação destaca. “As Artes e a Música, em particular, exercem papel formador do cidadão de caráter imprescindível”, diz o Secretário de Estado, José Seixas Lourenço, ao falar sobre a promoção da cultura no processo de educação de jovens no Estado. “Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, através da Fundação Carlos Gomes, a Seduc abre as portas da mais importante casa de espetáculos do Estado para a comunidade escolar durante os concertos didáticos 2014”.

Atrações:

Pela manhã, às10h, os estudantes vão acompanhar o concerto comentado do Quinteto de Saxofones da FCG. O repertório deve ser basicamente o que os músicos mostraram no início do mês durante o XXVII Festival Internacional de Música do Pará com músicas de Astor Piazzola, Pixinguinha e Leonardo Bernstein.  O Quinteto de Saxofones da Fundação Carlos Gomes foi formado com o objetivo de estimular a prática de música de câmara com o saxofone, bem como a difusão de repertório específico para essa formação. Integram o quinteto os saxofonistas Elias Coutinho (Sax soprano), Gláucio Nascimento (Sax Alto), Enokleson Bezerra (Sax Alto), Alexandre Pinheiro (Sax Alto) e Harley Sousa (Sax Barítono). Todos desenvolvem intensa atividade musical em Belém e em outras regiões do Pará, fazendo parte de outros grupos renomados como a Amazônia Jazz Band. O saxofonista Alexandre Pinheiro explicou que o concerto tem formato bem didático. 'Vamos mostrar  a família de saxofones e falar sobre esse instrumento de sopro que é muito popular'. 

Á tarde será a vez da Orquestra de Choro Uirapuru subir ao palco do Theatro.  Com quase 15 anos de existência, o grupo é a reunião de músicos que tem em comum a paixão pelo Samba de gafieira e pelo Choro. Nas apresentações que realiza em festivais e outros eventos, o grupo mostra um repertório imortalizado por compositores que contribuíram para a história da música popular brasileira como Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Wilson Batista, Cartola, Nelson Cavaquinho e Jackson do Pandeiro. Atualmente a Orquestra de Choro Uirapuru é formada por Bruno Miranda (Pandeiro), Chiquinho (Acordeom), Dayse Puget (Percussão), Diego Xavier (Cavaquinho e Bandolim), Idalcy Pamplona (Violão), João Lopes (Cantor), João Paulo (Clarinete e Sax Tenor), Elizeu Almeida (Trompete) e Jorge Mendes (Trombone).

O professor Idalcy Pamplona, o ‘Cizinho’ como é conhecido, explicou como vai ser o concerto da Orquestra de Choro. ‘Cada músico vai falar um pouco sobre o instrumento que toca e através disso iremos contar a história do Choro’.

Música fortalece a educação - Promover a melhoria da educação e fazer do Estado do Pará uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público. Essas são as razões de ser do Pacto pela Educação no Pará.

Liderado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estado de Educação, e com a integração de segmentos os mais variados da sociedade do Pará, a iniciativa do Pacto pela Educação no Pará, tem como principal meta aumentar, em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, até 2017.

Entre os principais desafios do Pacto pela Educação no Pará estão a melhoria do desempenho de alunos do Ensino Fundamental e Médio e o fortalecimento de habilidades e competências dos profissionais de educação. Do ponto de vista de infraestrutura, o Pacto prevê a adequação da rede física das escolas públicas e seu equipamento com recursos didático-pedagógicos.

O Pacto pela Educação do Pará também trabalha para o aperfeiçoamento da gestão da Seduc e das escolas; o envolvimento da comunidade escolar, governos e sociedade e sua contribuição para a melhoria dos resultados educacionais.

Ao reconhecer a importância de recursos de tecnologia da informação, o Pacto prevê o reforço a incorporação de TI ao cotidiano escolar visando a melhoria da prática docente e da gestão escolar, bem como para a mobilização da comunidade escolar e da sociedade.

 
Texto com informações da Ascom Seduc
 
 
 
 
 
 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.