A Fundação Carlos Gomes (FCG) realiza nesta quinta-feira (17 de dezembro) e no sábado (19 de dezembro), às 20h, no Theatro da Paz, concertos que marcam o encerramento das comemorações pelos 120 anos de fundação do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), terceira mais antiga instituição de ensino musical do Brasil. O concerto do dia 17 /12 terá cinco atrações musicais que mostrarão o trabalho desenvolvido pela instituição na formação de jovens instrumentistas. O concerto do dia 19/12, intitulado Ópera Viva, levará ao palco do Theatro da Paz os cantores líricos que integram o Núcleo de Ópera do IECG, criado para profissionalizar os artistas que atuam na montagem de óperas no estado. As duas programações tem entrada gratuita com os ingressos sendo distribuídos na bilheteria do teatro, nos dias dos concertos, a partir de 9h da manhã.
Participam do concerto do dia 17/12 o Coro Carlos Gomes, o Coral experimental Doris Azevedo, a Orquestra Jovem da FCG e os grupos infanto-juvenis Sementes do Choro e Flautas Doce da Amazônia. A apresentação de cada grupo terá duração de aproximadamente dez minutos e o repertório fará uma homenagem ao IECG com a execução do hino do conservatório e também muitas canções natalinas, além de missas e valsas de compositores eruditos. Já o espetáculo 'Ópera Viva', com os cantores que fazem parte do Ópera Estúdio, apresentará árias e cenas de óperas famosas.
O encerramento das comemorações terá entrega de medalhas confeccionadas especialmente para marcar os 120 anos do Instituto. As medalhas serão entregues para personalidades que contribuíram para a valorização do trabalho desenvolvido pela instituição. Produzida em Portugal, a medalha dos 120 anos do IECG traz a figura do patrono, o prédio do instituto e um trecho da partitura de uma das mais famosas composições de Carlos Gomes, a ópera ‘O Guarani’.
Instituto Estadual Carlos Gomes - Criado em fevereiro de 1895, o IECG leva o nome do maestro e compositor brasileiro Antonio Carlos Gomes, considerado o maior compositor de óperas das Américas, que foi seu primeiro diretor. O Instituto funcionou inicialmente como Conservatório de Música da Academia de Belas Artes do Pará e posteriormente como Conservatório Carlos Gomes até se transformar em Instituto, como é conhecido atualmente.
Neste ano em que o IECG completou 120 anos, o prédio que abriga o Instituto foi totalmente reformado, restaurado e ampliado. São 50 salas de aula que possibilitam a inclusão de mais alunos de música e garantem mais qualidade para o ensino musical no Pará. Hoje, estudam no IECG 1519 estudantes nos cursos livres, fundamental e médio técnico e 137 no Bacharelado em Música. O IECG oferece cursos de piano, canto lírico e todos os instrumentos encontrados em orquestras sinfônicas (menos harpa) e em bandas sinfônicas de grande porte.
SERVIÇO:
'Concerto de Encerramento das comemorações pelos 120 anos do IECG'
Atrações: Orquestra Jovem da FCG, Coro Carlos Gomes, Coral Experimental Doris Azevedo, Sementes do Choro e Flautas Doce da Amazônia.
Data: 17 de Dezembro
Hora: 20h
Local: Theatro da Paz
Entrada Franca com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do concerto, a partir de 9h da manhã.
Concerto Ópera Viva - ÓPERA ESTUDIO
Data: 19 de Dezembro
Hora: 20h
Local: Theatro da Paz
Entrada Franca
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.