Alunos e professores que participam do Painel Funarte de Bandas de Música, em Bragança, no nordeste do Pará, passaram todo este sábado ensaiando para o concerto de encerramento das atividades, que acontece logo mais à noite, às 20h, e se repete no domingo, às 11h, no Salão de Eventos do Instituto Santa Terezinha. O dia foi inteiramente dedicado à aprendizagem do repertório que será apresentado pelas classes de instrumentos e também pelas bandas de música formadas durante o evento.
Pela manhã e a tarde alunos de todas as classes de instrumentos de sopro e de percussão, ensaiaram o repertório sob a orientação dos professores. Bastava andar pelos corredores do Instituto Santa Terezinha, onde estão acontecendo os cursos, para se familiarizar com o repertório. Em cada sala onde se entrava lá estava um grupo atento às orientações dos instrutores. Tudo para que as composições sejam executadas de forma impecável e que o aprendizado adquirido durante as atividades cumpra o objetivo do Painel, que é capacitar e atualizar músicos e maestros de bandas de música.
Na classe de saxofone, um dos cursos com maior número de inscritos, os alunos ensaiavam ‘Carinhoso’, de Pixinguinha, um clássico da música brasileira e uma das composições mais conhecidas pelos brasileiros. Já os alunos de trombone ensaiavam um repertorio mais erudito, composto por Bach. Os alunos da classe de percussão escolheram ‘Sherizo Without Instruments’, uma peça escrita para percussão corporal, onde não será utilizado nenhum instrumento musical, ou seja, será retirado do próprio corpo.
O grupo também vai apresentar ‘Onze’, do grupo Uakti. Mas para apresentar esta música os alunos farão uma fusão com um ritmo bem paraense: o carimbó. E, claro, utilizarão instrumentos próprios desse ritmo. A turma de tuba do professor Vagner Silva, do Conservatório de Tatuí, em São Paulo, vai interpretar ‘Gato na Tuba’, de João de Barro e Alberto Ribeiro.
As bandas formadas durante o Painel também passaram o dia ensaiando. Elas foram conduzidas pelos alunos de regência, sob a coordenação dos professores que estão ministrando o curso. O repertório terá até a execução do Hino Nacional. Rosenildo Santos veio de Belém especialmente para participar das atividades. "Estava ansioso pela oportunidade de reger uma banda, já que essa é uma experiência que eu ainda não tive. O Painel me deu a chance de fazer esse trabalho pela primeira vez e de adquirir conhecimento na área", diz.
Na turma de clarineta, do professor Joel Barbosa, os alunos foram divididos em grupos e vão apresentar três músicas, entre elas ‘Anos Dourados’, de Tom Jobim e Chico Buarque. A turma, composta por quase 70 alunos, não esconde a ansiedade para a apresentação. A classe de arranjo do compositor e arranjador Carlos Almada, escolheu uma música inédita do cantor e compositor paraense Almirzinho Gabriel, que também participa do curso. O arranjo da música ´Três Beneditos' foi montado em sala de aula pelos alunos que estão participando da atividade.
Serviço: Concerto de Encerramento dos Painéis Funarte de Bandas de Música. Sábado, 22, às 20h, e domingo, 23, às 11h, no Salão de Eventos do Instituto Santa Terezinha
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.