Logo do estado

Flautistas encerram Festival Internacional em Belém

Versão para impressãoEnviar por email

A capital paraense se despediu neste domingo, 9, do 12º Festival internacional de Flautistas, com um grande concerto realizado no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur. A apresentação teve o Coral de Flautas do Festival, sob regência do amazonense Claudio Abrantes, e solo do flautista Celso Woltzenlogel, um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas (Abraf), que promoveu o evento em Belém.

O concerto uniu o erudito ao popular com um repertório que mostrou composições de Vivaldi, Antônio Carlos Gomes, Mozart e também ritmos paraenses como o carimbó, interpretado pelas cantoras Camila Honda e Natália Matos, com participação do grupo "Som de Pau Oco", formado por professores de percussão do Instituto Estadual Carlos Gomes.

As duas jovens intérpretes paraenses fizeram um pout-pourri com clássicos como Sinhá Pureza, Lua Namoradeira, Canto de Carimbó e Luar luar. A regência também foi do amazonense Claudio Abrantes. A soprano Madalena Jorge Aliverti cantou para o público que lotou o teatro do centur. Ela interpretou uma música de Waldemar Henrique. O flautista paraense Yuri Guedelha foi homenageado durante o concerto. Uma música de sua autoria ganhou um novo arranjo e foi interpretada pelos músicos convidados.

O concerto de encerramento também contou com a participação especial da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz(OSTP) e seu regente titular maestro Miguel Campos Neto, além de músicos e flautistas convidados, que vieram a Belém para participar do festival. O 12º Festival Internacional de Flautistas foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Teatro do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), Igreja de Santo Alexandre e Teatro Margarida Schivasappa (Centur).

Esta foi a primeira vez que Belém sediou um evento de grande porte na área de flauta transversal. Durante o festival, a Abraf comemorou 20 anos de existência com o lançamento de uma coletânea. Foram quatro dias de intensa atividade artística e pedagógica, com a participação de mais de 150 flautistas vindos de 14 estados do país.

O nível dos músicos paraenses surpreendeu os flautistas que vieram de fora, como Paulo Gouveia, que representa um conservatório na Alemanha e estava expondo instrumentos de uma marca japonesa durante o festival. O flautista disse que ficou surpreso com o talento dos jovens flautistas locais. "Existem talentos incríveis aqui e que podem ser descobertos num encontro como esse. A gente vê durante as aulas que são talentos excepcionais e que esses músicos teriam chance de estudar nas principais escolas européias", afirmou o artista.

 
Foto: Carlos Sodré (Agência Pará)

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.