Logo do estado

Fundação Carlos Gomes investe na profissionalização de alunos com Ópera Estúdio

Versão para impressãoEnviar por email

A Fundação Carlos Gomes está investindo na profissionalização completa dos seus alunos através do Ópera Estúdio, um projeto da coordenadoria de pesquisa e extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que tem como objetivo principal preparar os alunos de canto lírico para a carreira artística profissional de um cantor de ópera.

Uma parte do resultado do Ópera Estúdio será apresentado nesta sexta-feira, 9, com a conclusão do módulo “Cenas de Ópera”, que será apresentada no projeto “Concertos Didáticos”, da Fundação Carlos Gomes (FCG), que a cada mês apresenta um grupo artístico do Conservatório. Na primeira sessão, às 10h, serão apresentadas cenas da ópera Don Pasquale; e na segunda sessão, cenas da ópera Elixir do Amor.

A apresentação será realizada no Teatro da Paz para alunos de escolas públicas. O projeto Concertos Didáticos tem o intuito de contribuir para o acesso à arte e formação de plateia para ópera. O professor da Escola de Música da UFPA, Milton Monte, será um dos atores na apresentação desta sexta. Ele conta que se apresentar para crianças é sempre uma surpresa.

“A gente nunca sabe o que esperar das crianças. O bom é que elas não tem preconceito, elas não enxergam a ópera como algo elitista. O único problema é a lingua, mas teremos um telão com a tradução das falas. Estamos caprichando nas cenas e tenho certeza que elas vão dar boas rizadas”, afirmou Milton Monte O professor da Escola de Música da UFPA.

A coordenadora do Ópera Estúdio, Jena Vieira, explica que a ideia do projeto não é novidade, mas esta é a primeira vez que esse o projeto recebe o apoio total do instituto. “Estamos institucionalizando o Ópera Estúdio. Existia uma lacuna muito grande entre a formação do músico e cênica e é essa lacuna que nós estamos preenchendo com os módulos que temos no curso que é ofertado tanto para alunos, quanto para profissionais de dentro e de fora do Carlos Gomes”.

Jena Vieira acredita que em 2015 será possível montar óperas experimentais com o resultado das oficinas. Na opinião dela os profissionais daqui estão à altura dos profissionais de fora. “Teremos óperas inteiras, experimentais, para apresentar ao público. Poderemos ter uma agenda anual com essas montagens locais. Do ponto de vista do canto, os nossos profissionais se destacam e são reconhecidos no mundo inteiro. Agora estamos agregando o que faltava, amarrando as pontas”.

Os módulos de aulas do Ópera Estúdio são capitaneados por profissionais de renome internacional. No módulo “Cenas de Ópera”, que tem duração de 20 dias, com 8h/aula por dia, o professor é o norte-americano Willian Ferrara, conhecido por ministrar esse curso no mundo inteiro e que realiza cursos de verão em Verona, na Itália.

Ferrara esteve em Belém para as montagens de ópera do Festival Internacional de Ópera. Ele conta que na ocasião percebeu a necessidade de formação de alunos para torná-los profissionais completos. “É muito importante essa iniciativa do Carlos Gomes. A formação de profissionais para óperas é uma escada e esse é um degrau importante que marca, inclusive, um novo momento para o próprio Instituto. Acredito que esse projeto coloca a instituição em um novo patamar e pode atrair olhares de investidores que possam fortalecer a produção no estado. O Pará é um celeiro de profissionais de altíssimo nível, falta apenas desenvolver os talentos existentes”, reiterou Willian Ferrara, professor do módulo Cenas de Ópera do curso Ópera Estúdio.

O diretor do “Estúdio Ópera Pará Amazônia”, da Escola de Música da UFPA, e colaborador do Ópera Estúdio do IECG atuando como diretor cênico, Gual Dídino, destaca que o projeto é completo e dá ao aluno a portunidade de ter uma visão panorâmica de todo o processo. “Não é só o treinamento para uma montagem. A cena é uma etapa de um processo que envolve musicalidade,  linguagem, a história que está sendo contada em cena”.

Para a aluna do 3º ano básico de Canto Lírico, Dulciane Ribeiro, esta é uma oportunidade de aprender e se profissionalizar. “A gente aprende coisas que não estavamos acostumados antes como a representação no palco. Na formação do curso a ênfase é para o canto, mas na ópera é preciso saber também encenar e é isso que estamos aprendendo nesse módulo. Aqui estamos aprendendo a ser um artista completo, beneficiando as futuras gerações que poderão nos ter como instrutores”.

 

Texto e Foto: Secretaria de Estado de Comunicação

 

 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.