O Trompete Ensemble, que tem em sua formação músicos de alto nível que integram Orquestras e Bandas de Jazz, apresentou um repertório bem brasileiro com composições de Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Maestro Duda. Já o Quinteto de Metais trouxe um repertório diversificado com músicas do maestro paraense Waldemar Henrique e composições de Tim Maia e James Brown.
À noite foi a vez do grupo Tubas da Amazônia, que realiza pesquisa musical sobre compositores paraenses, participar do festival. O grupo, formado por oito instrumentistas, apresentou músicas conhecidas do público, como Sabor Marajoara, de Nilson Chaves, e ainda composições com arranjo específico para tuba.
Teve ainda a apresentação do Metal Pará, também formado por professores do Instituto Estadual Carlos Gomes, que se dedica ao aprimoramento de repertório. O grupo apresentou três músicas de compositores brasileiros e uma composição do paraense Nilson Chaves. Depois, vieram os integrantes do Pará Trombones, que tocou um repertório genuinamente brasileiro, com choro e bossa nova e também um pout pourri de carimbó.
Para encerrar as apresentações do terceiro dia do festival, houve a apresentação dos grupos de metais da FCG, juntamente com um convidado, o músico tubista Albert Khattar, que foi o solista da noite. O instrumentista e também professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro atua no Projeto Sopro Novo, que a Yamaha Musical desenvolve no Brasil com o objetivo de formar instrumentistas através de seminários de educação musical. No final da apresentação, os músicos tocaram uma peça com regência do maestro Marcelo Jardim.
Antes da apresentação do grande grupo formado por integrantes dos diversos grupos de metais, o maestro Marcelo Jardim explicou para a plateia, formada em sua maioria por estudantes que estão participando das oficinas do festival, sobre a importância dos instrumentos de sopro na formação das bandas sinfônicas. Ele destacou que este ano o festival possibilitou uma interação maior com os grupos de metais. "Foi muito positivo fazer essa integração com os grupos de metais da FCG", disse o maestro.
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.