Logo do estado

IECG forma mais uma turma do Bacharelado em Música

Versão para impressãoEnviar por email

Quinze alunos do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) colaram grau na noite dessa quinta-feira (05). A solenidade de formatura foi realizada na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, em Belém, e contou com a participação da Pro-reitora de Graduação da Uepa, Ana da Conceição Oliveira, que representou o Reitor da Universidade do Estado (Uepa), Juarez Quaresma. A professora leu mensagem do magnifico reitor felicitando os concluintes e desejando sucesso na carreira de profissionais em música.

A turma, que leva o nome do Maestro Wilson Fonseca, o mestre Isoca, prestou uma homenagem ao professor Guaraci dos Passos Portugal Junior e teve como patrono o magistrado, professor e compositor Vicente José Malheiros da Fonseca, Desembargador Federal do Trabalho. A paraninfa da turma, a profa Elizabeth Lucena, falou da importância de ritos, como as cerimônias de formatura, como princípio da caminhada profissional e lembrou que este ano o Instituto Carlos Gomes completa 120 anos.

O discurso da turma foi feito pelo percussionista Joelson Silva. O orador expressou a emoção de concluir o curso e o compromisso dos mestres que contribuíram para que os alunos atingissem o objetivo que foi a graduação em música.

Na soledidade, o Superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, foi representado pelo Diretor de Ensino do IECG, Claudio Trindade, que ressaltou a importância da parceria UEPA/FCG na formação de profissionais habilitados para atuar nas diversas modalidades da música.

Entre os formandos estão músicos experientes e conhecidos do público paraense como Almirzinho Gabriel e Jacinto Kahwage, que concluíram o curso de Composição e Arranjo. Mas na turma havia também instrumentistas que integram a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e ainda professores de música do IECG.

No encerramento da solenidade, os bacharéis executaram uma música composta especialmente para eles por Vicente Malheiros, patrono da turma. A composição, escrita para vários naipes de instrumentos, teve regência do maestro Amilcar Gomes, regente titular da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (BSFCG).

 

Maestro Isoca

O maestro Isoca foi um grande compositor e incentivador da cultura, do folclore e da história da Amazônia. Natural de Santarém, foi fundador da Academia Paraense de Música e membro da Academia Paraense de Letras.

 

Bacharelado em Música – Turma ‘ Maestro Wilson Fonseca’

Almir José de Oliveira Gabriel – Composição e Arranjo

Bruno Rafael Valente da Silva – Violoncelo

Elias da Silva Saraiva – Clarinete

Felipe Ricardo Pereira e Silva – Saxofone

Joelson Conceição Dias da Silva – Percussão

José Claudio Rosário da Costa – Percussão

José Jacinto da Costa Kahwage – Composição e Arranjo

Maurício Gonçalves de Brito – Trombone

Michael do Amaral Farias – Piano

Rodolfo José Nascimento Santana – Piano

Romeu do Carmo Amorim da Silva Junior – Canto

Ruben Castro Marques – Tuba

Sergio Fleury Fonseca dos Anjos – Saxofone

Tânisa Silva Rodrigues dos Santos – Piano

Thais Cybelle Araújo da Silva – Piano  

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.