Logo do estado

"Música das Américas" é oportunidade de intercâmbio para músicos paraenses.

Versão para impressãoEnviar por email

Os jovens músicos que compõem a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (FCG) começaram a ter, nesta segunda-feira (15), uma rara oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento musical: a de ensaiar – e, posteriormente, de se apresentar – junto com integrantes da renomada Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP), uma das maiores referências do gênero na América Latina. A BSESP está no Pará para o “Música das Américas”, evento promovido pelo Governo do Pará, através da FCG, e voltado especialmente para bandas sinfônicas. A realização – que corresponde à primeira fase do XXVI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa) – tem como objetivo ser um fórum de discussão e cooperação de projetos, destinados a fortalecer os laços culturais e musicais entre os países da América Latina.

Esta é a primeira vez que a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, corpo artístico do Governo de São Paulo, vem ao Estado do Pará. Além das apresentações previstas na programação artística do evento (incluindo o concerto de abertura), a banda também fará workshops e se apresentará com grupos locais de três cidades do interior paraense e com a Banda Sinfônica do Pará, formada por músicos de todas as regiões do Estado. Os ensaios com todos os grupos começaram nesta segunda-feira.

Segundo o maestro Marcos Sadao Shirakawa, diretor artístico e regente titular do grupo paulista, a banda veio ao Pará com 70 músicos, os quais foram divididos em cinco grupos. Uma parte, incluindo o próprio Shirakawa, ficou em Belém para fazer o intercâmbio com a Banda Sinfônica da Fundação e a Banda Sinfônica do Estado do Pará.

Ao mesmo tempo em que a Banda Sinfônica da FCG ensaia na sala Ettore Bosio, do Conservatório, um grupo de estudantes vindos de cidades do interior e que compõe a Banda Sinfônica do Estado do Pará participa de ensaios no Centro Educacional Sagrada Família, em Ananindeua. É o caso de Edinaldo Moreira, de 17 anos. O estudante é de Cametá e toca trompete há mais de 2 anos. Para ele ter a experiência está sendo enriquecedor. "Vir de um município tão distante para ter contato com músicos de outros lugares do Brasil e do mundo é muito recompensador".

O restante foi mandado para os municípios de Vigia, São Caetano de Odivelas e Ponta de Pedras, para o contato com os músicos locais. “Normalmente, fazemos esse trabalho em São Paulo levando os músicos do interior para tocar conosco, na nossa casa. Esta é a primeira vez que estamos fazendo diferente, levando os profissionais para conhecer a realidade dos outros músicos. Está sendo uma experiência incrivelmente interessante”, explicou.

Para o maestro, além do caráter de formação, com a troca de experiência entre os músicos locais e os que vêm de fora, o “Música das Américas” também será um importante veículo de divulgação e propagação das bandas sinfônicas, um tipo de formação considerado recente, se comparado às orquestras, por exemplo. “A banda sinfônica é uma estrutura nova, uma formação moderna, que o público ainda está descobrindo. O nosso repertório tem menos de um século”, frisou o regente, que está à frente da BSESP há 4 anos.

O regente da Banda Sinfônica da FCG, Amílcar Gomes, acredita que este, talvez, seja o maior desafio já enfrentado pelo grupo paraense, fundado em 2000. Segundo ele, a maior parte dos músicos do conjunto vem do nível básico ou técnico, o que valoriza ainda mais o contato com os profissionais paulistas. “Para esse encontro, fomos convocados a montar um repertório completamente novo, o que nos exigiu muito. A maioria das peças nunca tinha sido tocada por nós e envolve compositores peruanos, colombianos e de outras partes da América Latina. A dinâmica dos ensaios foi diferente e está sendo mais ainda agora, com a presença dos músicos de São Paulo”, observou.

A apresentação da Banda Sinfônica da FCG com a participação dos músicos da BSESP será nesta quinta-feira (18), às 20h30, no auditório Ismael Nery, do Centur, dentro da programação do “Música das Américas”. A entrada de todos os eventos do festival é gratuita.

Texto:
Elck Oliveira - Secom
Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br
 
 
 

 

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.