Os jovens que integram a Banda Municipal de Uruará, município da região da transamazônica, ensaiaram hoje de manhã no Centro Sagrada Família, em Ananindeua, para a apresentação de hoje a noite dentro da programação do Música das Américas. Os músicos recebem ensinamentos das maestrinas Mônica Giardini, regente adjunta da Banda Sinfônica de São Paulo, e da venezuelana Rosa Briceño, considerada uma referência em bandas sinfônicas na América Latina, graças aos cursos, conferências, seminários e concertos que realiza em diversos países.
A maestrina é Bacharel em Educação pela Universidade Central da Venezuela e diretora do Programa de Formação de Bandas e da Banda de Concertos da Escola Superior de Música José Ángel Lamas, na Venezuela. Além disso, Rosa Briceño preside a Fundação Cultural Forum Civiliter, onde implementa programas de desenvolvimento social através das bandas, e integra o Conselho da Associação de Bandas da Venezuela e a Associação Mundial de Bandas Sinfônicas.
Em Belém, Rosa Briceño será a regente convidada do concerto da Banda Municipal de Uruará, que faz sua estreia no Música das Américas. O estudante Emerson Reis, de 14 anos, vai tocar pela primeira vez em um concerto com a banda da sua cidade. Ele é um dos alunos da escola de música do município, que está participando pela primeira fez do festival em Belém. O adolescente está aprendendo a tocar saxofone há um ano e disse que o aprendizado tem sido proveitoso. ‘Estou aprendendo várias coisas novas nas oficinas com os professores que tem mais conhecimento musical do que nós’.
Sobre os ensaios com a maestrina venezuelana o estudante disse que está aprendendo com os erros comuns para quem ainda está iniciando na música. ‘Ela é muito divertida. Enquanto a gente vai errando, ela vai ensinando e vamos aprendendo mais’. Emerson contou que pretende fazer faculdade de música e falou da vontade de fazer parte do festival. ‘A música é muito importante pra mim e estou muito feliz de poder vir a Belém com a Banda de Uruará’.
A Banda Municipal de Uruará trouxe a Belém 20 integrantes. Tanto a banda quanto a escola de música do município foram denominadas Diego Cotes de Moraes, em homenagem a um ex-aluno, que faleceu durante um acidente. O regente é o cearense Paulo Jorge Moreira, que mora no Pará há muitos anos e há 15 anos está a frente da banda de música. Paulo fez diversos cursos na Fundação Carlos Gomes. ‘ Adquiri conhecimento musical graças aos cursos que fiz na FCG’. O regente lembra que os músicos viajaram mais de 30 horas para chegar a Belém. 'Enfrentamos lama, atoleiro. Foram 32 horas de viagem, mas não poderíamos perder essa oportunidade de sair do anonimato e ter contato com a realidade musical de um grande centro e trocar informação com músicos experientes’, falou o regente. Para tocar em Belém, os vinte músicos da banda tiveram apoio da Prefeitura de Uruará.
Hoje (30), além da Banda de Uruará haverá também a segunda apresentação da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (BSFCG). Neste segundo concerto, dentro da programação do Música das Américas, a banda anfitriã vai novamente receber os maestros convidados Marcelo Jardim e Laszlo Marosio. O repertório também é diferente com a inclusão de duas peças que não foram apresentadas no concerto do último domingo, mas a banda anfitriã do festival irá repetir a ‘Suite de Lendas Amazônicas’ e a ‘Suite Popular do Norte’, do músico paraense Luiz Pardal. O concerto da BSFCG começa às 17h, no Ismael Nery, no Centur.
SERVIÇO
17h - Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes
20h30 - Banda Municipal de Uruará
Local: Ismael Nery (Centur)
Entrada Franca
Fotos: Walda Marques
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.