Logo do estado

Olympia faz 101 anos com cinema mudo e trilha musical ao vivo.

Versão para impressãoEnviar por email

O pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes, promete muitos improvisos ao piano na execução de músicas de compositores da época do romantismo na apresentação que fará, nesta quarta-feira (24), durante as comemorações dos 101 anos do cinema Olympia. "Para esse acompanhamento musical vamos executar Chopin e compositores ultra românticos como Rachmaninoff, Thaikovsky , mas também peças de autores brasileiros", disse o pianista.

A programação de aniversário do cinema, que completa 101 anos, vai ter a participação de outros músicos convidados e uma sessão especial de cinema com a exibição de um clássico do cinema mudo. Na tela do cinema mais antigo do país ainda em atividade será exibido Aurora, de F. W. Murnau, de 1927. O diretor é um dos grandes nomes do expressionismo alemão e o filme é considerado, pela crítica especializada, uma obra prima da sétima arte e tido pelo cineasta francês François Trauffaut como o mais belo filme do cinema.

"Aurora" foi o primeiro trabalho do diretor alemão rodado nos EUA. Ousado para a época, o filme conta a história um homem do campo, seduzido por uma moça da cidade, que tenta matar a esposa afogada. Esta foge para a cidade mas ele a segue para provar o seu amor. O filme expressa as mudanças ocorridas na sociedade com o advento da era moderna e a migração das pessoas do campo para as cidades. Um modo de vida que vai sendo aos poucos substituído.

O filme de Murnau ganhou 3 Oscar -  melhor produção artística, fotografia e atriz, para Janet Gaynor, um dos rostos mais emblemáticos da história do cinema. Algumas cenas, como a do beijo que paralisa o mundo, é considerada uma das sequências mais extraordinárias do cinema. "É um dos filmes mais bonitos realmente da história do cinema e serviu de inspiração para Truffaut realizar diversos filmes", finaliza Paulo José Campos de Melo.

Confira a programação:

19h – Apresentação do músico Robenare Marques executando o tema musical do centenário do cine Olympia (de sua autoria) e trilhas sonoras de filmes como "Em Algum Lugar do Passado" e "Tempos Modernos".

19h15 – Apresentação do músico Salomão Habbib executando a suíte Olympia (de sua autoria) feita em homenagem ao cinema.

19h30 – Exibição do filme Aurora (1927) de F. W. Murnau com acompanhamento musical ao vivo do pianista Paulo José Campos de Melo.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.