Logo do estado

Orquestra do Festival fará primeiro concerto neste sábado no Theatro da Paz

Versão para impressãoEnviar por email

No penúltimo dia do XXVII Festival Internacional de Música do Pará, o público tem várias opções, entre concertos, peças de teatro e shows, mas o destaque da programação fica por conta do primeiro concerto da Orquestra Sinfônica do festival, que vai reunir músicos locais, nacionais e estrangeiros que participaram do evento durante toda a semana, ministrando as oficinas musicais e também se apresentando dentro da programação artística. A apresentação é às 20h30, no Theatro da Paz, com entrada franca.

O regente será o maestro holandês Jacob Slagter, que participa pelo quinto ano do festival e pela quinta vez é o diretor musical do grupo. No concerto deste sábado, a orquestra terá como solista o pianista Paulo José Campos de Melo. O repertório terá composições de Ravel, Rachmaninoff e, no encerramento, “Quadros de uma Exposição”, de Modest Mussorgsky.

Segundo o diretor artístico do festival, Marcelo Jardim, a orquestra é uma das atrações mais aguardadas. “Ela é formada pelos professores convidados, oriundos de diferentes países e regiões do Brasil, e por excelentes músicos daqui. É um presente para a cidade de Belém ter uma sinfônica do mais alto nível técnico e musical. Fazem parte dessa orquestra alguns dos mais conceituados grupos da atualidade, como o Quarteto Radamés Gnatalli, Quarteto da Guanabara, Valerius Ensemble, Projeto Percussion Rostock, Quinteto Pampa Brass e Quinteto Villa-Lobos, entre outros”, detalha.

Além de muita música, o sábado reserva a finalização da oficina de violino para criança, com a professora Simone Santos, e a apresentação de harpa e flauta na música de câmara, com os professores Eduardo Monteiro e Suelem Sampaio. Outro destaque será a apresentação do bandolinista Hamilton de Holanda, que vai se apresentar no Camarin Cultural. O músico carioca é especialista em choro, jazz e samba, com muita influência de Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Banden Powell, entre outros. Compositor, começou a tocar aos 5 anos e ganhou evidência na música brasileira quando foi considerado o melhor intérprete no II Festival do Choro no Rio de Janeiro.

O XXVII Festival Internacional de Música do Pará Foi uma semana intensa com 36 concertos, oficinas, workshops e muitas capacitações envolvendo músicos e estudantes em Belém. São 27 anos do festival que já entrou no calendário cultural da cidade e que reúne grandes e renomados músicos do mundo inteiro. O evento este ano envolveu uma rede de cultura e levou música para vários pontos da cidade, como igrejas, teatros e universidades, com apresentações eruditas e populares. O segundo concerto de encerramento será neste domingo, também às 20h,30, no Teatro da Paz, com a Orquestra Sinfônica do festival.

Serviço: XXVII Festival Internacional de Música do Pará. Programação de sábado (7): 16h, finalização da oficina de violino para criança (Sala Ettore Bósio; 16h, harpa e flauta na música de câmara (hall de entrada do Theatro da Paz); 19h, espetáculo “A Ocasião Faz o Ladrão (Teatro Cuíra); 20h30, Orquestra Sinfônica do Festival (Theatro da Paz); 22h30, Hamilton de Holanda e Banda (Camarin Cultural). Entrada franca.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.