A cantora lírica Madalena Jorge Aliverti e a pianista Adriana Azulay, que são respectivamente coordenadora do Curso de Bacharelado em Música da Fundação Carlos Gomes (FCG) e professora de piano do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), se apresentam esta semana em Porto Alegre. As musicistas irão fazer três recitais com o Icamiaba’s Duo, criado em 2010 com o objetivo de unir o trabalho musical das duas artistas. O repertório será com músicas do maestro Altino Pimenta, que tem sido homenageado nas apresentações do Duo.
O convite para as apresentações de Madalena e Adriana na capital gaúcha partiu da violoncelista Milene Aliverti, que é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O primeiro recital será realizado nesta quarta-feira (13) no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. No dia 14 de agosto, Madalena e Adriana levam o espetáculo para o auditório do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no dia 16 se apresentam no Museu de Arte Sacra da cidade gaúcha de São Leopoldo.
Madalena conta que o Duo nasceu de uma vontade muito grande das duas trabalharem juntas em projetos musicais e que elas se inspiraram na força das mulheres da Amazônia. "O nome vem das índias guerreiras da Amazônia, que eram conhecidas por serem bravas e valentes, e que existiram em torno de 400 a 600 anos atrás, próximo às cabeceiras do rio Jamundá, conhecidas como Icamiabas. Uma justa homenagem a estas guerreiras que, como nós, lutaram para viver de seus ideais", diz a cantora sobre o nome que escolheram para o duo.
Trabalho
Segundo Madalena Aliverti, o Duo vem se especializando em repertório erudito paraense. "Através de pesquisas musicais em bibliotecas públicas e pessoais, o Duo busca sempre material inédito, muitas vezes não editado, para seus recitais", revelou a cantora. Em 2012 as duas artistas gravaram o CD "Ave Maria Paraense" com composições eruditas de autores da terra.
O recital intitulado "Tributo ao Maestro Altino Pimenta" leva para fora de Belém o trabalho que Madalena e Adriana desenvolvem juntas e também presta homenagem ao grande compositor paraense, fundador do SAM (Serviço de Atividades Musicais da Universidade Federal do Pará), que hoje é a Escola de Música da UFPA. No ano passado, o maestro e compositor paraense completou dez anos de morto. "É uma forma de lembrar o maestro que, com sua música extremamente universal em se tratando de melodia e de temas, encanta gerações de músicos e de admiradores por todos os cantos", diz Madalena.
Altino Pimenta foi um grande incentivador de artistas locais. Nos anos 90, Madalena Aliverti teve sua carreira impulsionada pelo maestro, que ao longo de 82 anos de vida compôs cerca de 20 obras para piano, música de câmara, além de uma expressiva produção para canto. A parceria dos dois rendeu muitos recitais no Brasil e nos Estados Unidos. "A importância do estudo sobre Altino Pimenta deve-se ao seu legado de pianista, educador musical, compositor e poeta, deixado em alguns estados brasileiros e sua passagem por centros artísticos internacionais, com traços de uma personalidade vigorosa e inteiramente voltada para a música".
Serviço:
Icamiaba's Duo, apresentações em Porto Alegre: 13 de agosto. Hora: 20h. Local: Foyer Nobre - Theatro São Pedro, Porto Alegre (RS). Entrada Franca
"Tributo ao maestro Altino Pimenta". Data: 14 de agosto. Hora: 20h. Local: Auditorium Tasso Corrêa.
Instituto de Artes da UFRGS – Porto Alegre (RS). Data: 16 de agosto. Hora: 20h. Local: Museu de Arte Sacra - São Leopoldo (RS)
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.