O quarteto de flauta doce “Quinta Essentia”, formado pelos flautista Fernando de Castro, Gustavo Francisco, Felipe Araújo e Renata Pereira, foi atração da terceira noite do Festival. A apresentação foi na Igreja de Santo Alexandre, local que abrigou os grupos de música de câmara durante o Fimupa 2015. Durante quase uma hora, o grupo, formado em 2006, apresentou obras originais, transcrições e adaptações de composições que remetem à essência do uso da flauta doce, em diversos gêneros musicais brasileiros e internacionais.
“Além de músicos, somos todos estudiosos e fazemos questão de unir música e história, para que uma parcela maior do público brasileiro tenha acesso a esse instrumento tão marcante na história da musicalidade mundial”, explicou Fernando de Castro, antes de iniciar mais uma canção.
O Quinta Essentia é considerado hoje o principal representante da prática brasileira de flauta doce. Não à toa, tem ganhado diversos prêmios nacionais e internacionais e registrado apresentações na Itália, França, Alemanha, Estados Unidos e Namíbia. O grupo lançou o primeiro álbum em 2008, intitulado “La Marca”.
A atividade pedagógica, desenvolvida por todos os integrante do grupo, que também são professores, ressoa nas apresentações do quarteto, que intercala muitas das canções apresentadas com informações importantes sobre a origem da cena musical brasileira em diferentes momentos da história.
Este ano, o Festival Internacional de Música do Pará celebra os 120 anos da Fundação Carlos Gomes, batizada assim em homenagem ao músico paulista homônimo, que foi também o primeiro diretor do então Conservatório de Música de Belém, criado em 1895. A programação completa do evento para esta quarta-feira pode ser acessada no link www.fimupa.com.br.
Texto e Foto: Agência Pará
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.