Logo do estado

Recital apresenta repertório em homenagem a Maria com músicas de compositores paraenses

Versão para impressãoEnviar por email

A cantora Lírica Madalena Jorge Aliverti e a pianista Adriana Azulay, que formam há cinco anos o Icamiaba’s Duo, interpretam músicas de compositores paraenses feitas em homenagem a Maria no Recital ‘Ave Maria Paraense’, que será realizado nesta sexta-feira (09/10), às 19h, na Ettore Bosio, sala de concertos que fica no prédio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

O projeto do Recital nasceu de uma curiosidade da cantora e acabou se transformando em uma pesquisa pessoal de Madalena Jorge Aliverti. ‘Como o Círio de Nazaré é a festa religiosa mais importante do Estado do Pará, é neste período que a cidade se enche de arte. Não é difícil ouvir compositores populares devotarem alguma música para a padroeira dos Paraenses. Então me perguntei: Por onde estariam às composições de autores eruditos em homenagem a Maria?’, conta Madalena.  Foi assim que a pesquisa teve início, primeiramente nos arquivos musicais da família Aliverti, posteriomente se estendeu para bibliotecas da cidade e depois contou com os depoimentos de músicos locais.

Ao longo de aproximadamente sete anos foram coletadas mais de quinze composições intituladas “Ave Maria” além de hinos e uma ária de ópera, a maioria composições inéditas, todas de autores paraenses nascidos no estado ou radicados aqui.  O trabalho de pesquisa resultou em um CD que além das músicas já existentes trouxe ainda material inédito. O CD foi lançado em 2012 e teve patrocínio do Banco da Amazônia. ‘Graças ao apoio conseguimos que este projeto pioneiro em seu conteúdo chegasse finalmente ao público paraense como uma contribuição à memória musical de nosso Estado’, comemora a cantora.

TRAJETÓRIA

O Icamiaba's Duo nasceu de uma vontade muito grande da cantora lírica Madalena Jorge Aliverti e da pianista Adriana Azulay de trabalharem juntas em projetos musicais. O nome vem das índias guerreiras da Amazônia que eram conhecidas por serem bravas e valentes, e que existiram em torno de 400 a 600 anos atrás, próximo às cabeceiras do rio Jamundá, conhecidas como Icamiabas. Uma justa homenagem a estas guerreiras que, como nós, lutaram para viver de seus ideais. Desde 2010 o duo vem se apresentando em Belém  em vários teatros, em diversos eventos. Em 2012 gravaram o CD "Ave Maria Paraense" com composições eruditas de autores de nossa terra. O Duo vem se especializando em repertório erudito paraense. Através de pesquisas musicais em bibliotecas públicas e pessoais, o Duo busca sempre material inédito,  muitas vezes não editado, para seus recitais. Este ano o Duo recebeu convites da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da violoncelista e professora Milene Aliverti, que é professora de violoncelo desta Universidade. Além desta apresentação também recebeu convites do Teatro São Pedro e do Museu de Arte da cidade de São Leopoldo para apresentar o mesmo recital intitulado "Tributo ao Maestro Altino Pimenta", grande compositor Paraense que ano passado completou dez anos de morto. Estes recitais fazem parte do projeto do Duo de prestar a devida homenagem a este artista que com sua música extremamente universal em se tratando de melodia e de temas, encanta gerações de músicos e de admiradores por todos os cantos.  A importância do estudo sobre Altino Pimenta deve-se ao seu legado de pianista, educador musical, compositor e poeta, deixado em alguns estados brasileiros e sua passagem por centros artísticos internacionais, com traços de uma personalidade vigorosa e inteiramente voltada para a música. Ao longo de seus 82 anos de vida, compôs cerca de vinte obras para solos de piano (suítes, noturnos, valsas, prelúdios - ver anexo), música de câmera e expressiva produção para canto e piano, usando ritmos populares de baião, forró (arrasta-pé), choro, samba, bossa nova, tango, jazz entre outros.

SERVIÇO:

Recital AVE MARIA PARAENSE

Madalena Jorge Aliverti ( Canto) e Adriana Azulay (Piano)

Data:  9 de outubro de 2015

Hora: 19h

Local:  Sala Etore Bosio

Entrada Franca

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.