O secretário de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo, visitou na manhã desta sexta-feira, 18, as obras de reforma do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). A visita foi acompanhada pelo superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, pela diretora administrativo-financeira da FCG, Suely Fraiha, pelo diretor de Ensino do IECG, Claudio Trindade, e pelos arquitetos e engenheiros da empresa responsável pela obra.
O primeiro local a ser visitado pelo grupo foi o auditório Ettore Bosio, tradicional sala de concertos da instituição, onde as obras de reforma já estão em fase final. De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Valéria de Paula, 80% dos trabalhos previstos para a sala já foram executados. ‘Estamos em fase de acabamento. O auditório recebeu tratamento acústico, iluminação e instalação elétrica novos‘.
Depois do auditório, Alex Fiuza percorreu o Anexo Henrique Gurjão, que está sendo ampliado com a construção de mais um andar destinado a abrigar novas e modernas salas de aula. 'Com essa ampliação, o número de salas vai duplicar', disse a arquiteta. A visita prosseguiu até o prédio central onde funciona a Biblioteca, a sala de musicalização, o bacharelado em Música e a secretaria do IECG. Por se tratar de um prédio centenário, haverá a substituição de toda a instalação elétrica, a revisão hidráulica e a recuperação do piso, telhado e forro. "Nesse prédio principal será feito um serviço mais minucioso, com aspecto de restauração", explicou a arquiteta.
Ao todo, o IECG, que é constituído de três prédios principais, ficará com 50 salas de aula equipadas para a prática de instrumentos musicais. As obras de reforma, restauração e ampliação do prédio começaram em fevereiro deste ano. Centenário, o prédio principal do Instituto, que data dos anos 20, passará a contar com salas melhor equipadas para estudos individuais e ainda outras quatro maiores, para a realização de recitais e ensaios de bandas e orquestras.
O superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, falou sobre a importância de recuperar o prédio da instituição, que recebe alunos de Belém e também do interior do estado. "Essa é uma restauração e reforma esperadas, que se faziam necessárias há muito tempo não só pelo valor histórico, mas pela quantidade de alunos, que cresceu bastante nos últimos anos e que não estávamos conseguindo atender", argumentou.
Paulo José explicou que a reforma também tem o objetivo de cumprir as determinações do Ministério da Educação. "Essa reforma é para garantir a segurança e o conforto de professores, alunos e dos servidores que trabalham aqui. E também porque se aproximam as comemorações pelos 120 anos de fundação do Instituto Estadual Carlos Gomes. Acho que é um momento muito apropriado para entregar o prédio novo à comunidade musical do Pará’, disse o superintendente.
Durante a visita, o diretor de Ensino do IECG, Cláudio Trindade, disse que o estudante do Carlos Gomes pode esperar um espaço com mais recursos e melhor qualidade. "Teremos uma escola moderna, ampla, com espaços adequados, laboratórios de informática, ambientes estruturados para ensaios de grandes e pequenos grupos musicais, enfim, nosso aluno terá condições excelentes de estudo, com instrumentos novos. O Carlos Gomes é uma instituição tradicional, que vem fazendo história e cumprindo a sua missão educacional. Agora mais ainda, com essas melhorias".
O secretário de Promoção Social lembrou que o papel do estado é preservar e fomentar organismos como o Instituto Estadual Carlos Gomes. "O Carlos Gomes é fruto de um trabalho coletivo que vem sendo consolidado por décadas. Manter uma instituição como essa é uma das coisas mais difíceis hoje em dia. Sociedades que conseguem não apenas manter, mas avançar com o trabalho de suas instituições fortalecem uma identidade, asseguram um futuro e protagonizam sua própria história".
Alex Fiuza de Melo também lembrou a importância da instituição para a formação musical. "O Pará é um estado que tem uma tradição musical e artística extraordinárias. ‘Aqui formamos instrumentistas de altíssimo nível. Por isso a reforma do prédio é importante, é porque é ele que acolhe esse trabalho". O secretário lembrou, ainda, que o IECG está sendo ampliado pra criar novas alternativas de formação e possibilidades de acolhimento de estudantes em um número maior. "Estamos trabalhando para consolidar o corpo docente a partir da realização de concurso público e da assinatura de novos convênios com instituições brasileiras e de fora do país, proporcionando o intercâmbio cultural e artístico".
Fotos: Sidney Oliveira
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.