Começa amanhã (13) em Santarém, no oeste do Pará, as aulas do Projeto Ensino de Cordas no interior da Amazônia, que vai oferecer cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo para a população carente do município. O curso é resultado de um convênio assinado este ano entre a Fundação Carlos Gomes (FCG) e a Associação de Pais e Amigos da Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, de Santarém. O projeto tem como objetivo de promover a educação musical a partir do ensino de instrumentos de cordas contribuindo para a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens.
O primeiro módulo do curso será realizado na Casa de Cultura de Santarém, terá duração de cinco dias e será ministrado por professores do Instituto Estadual Carlos Gomes. Além das aulas em grupo, os estudantes também terão aulas de prática orquestral. Mas, antes de serem iniciadas as aulas de instrumento, os estudantes inscritos deverão participar de um teste de aptidão para que tenham aulas nos instrumentos para os quais demonstrarem melhor adaptação.
O convênio entre as instituições parceiras tem duração de dois anos. A partir do ensino da técnica os alunos terão, futuramente, condições para atuar profissionalmente como solista, músico de câmara ou músico de orquestra. Até dezembro deste ano serão realizados cinco módulos de cursos de instrumentos de cordas no município. Após o módulo de adaptação, com a realização de testes de aptidão e da iniciação instrumental, os estudantes farão o primeiro módulo de prática instrumental, previsto para o mês de Setembro. O encerramento do primeiro móduto será com um recital na Casa de Cultura de Santarém.
ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO WILSON FONSECA - A Escola de Música Wilson Fonseca é referência e um dos mais importantes patrimônios culturais de Santarém. Há mais de 20 anos a Escola desenvolve atividades sem fins lucrativos em prol de crianças, adolescentes e jovens do município. Atualmente, são atendidos aproximadamente mil alunos em mais de 20 cursos. O curso de cordas, que agora se inicia, era um antigo anseio da população do município, que é apaixonada por música e que historicamente possui grande trabalho na área de formação musical por meio de bandas de música e que aguarda por um trabalho específico com instrumentos de cordas para constituir orquestras sinfônicas na região.
FCG - A Fundação Carlos Gomes é incentivadora da difusão musical em mais de trinta municípios paraenses, onde atua no resgate das bandas de música e na criação de escolas de música. Através de seu corpo técnico pedagógico, a FCG leva orientação e capacitação para professores e alunos.
IECG - O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), será responsável em promover e acompanhar todo o processo de estabelecimento do Curso de Cordas em Santarém. Criado em 24 de fevereiro de 1895, o IECG completou 119 anos e é o terceiro estabelecimento de ensino musical mais antigo do Brasil. Mantido pela Fundação Carlos Gomes, o IECG tem como objetivos principais fomentar o ensino técnico e científico da música, buscando a formação de profissionais, utilizando o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, instalando e mantendo unidades de ensino musical em diferentes níveis, visando à formação de instrumentistas, cantores, compositores e regentes.
Projeto Ensino de Cordas no Interior da Amazônia
Cursos de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo
DATA: 13 a 16 de agosto
HORA: 9 às 12h e 15 às 18h
LOCAL: Escola de Música Maestro Wilson Fonseca
PROFESSORES:
Moisés Ricardo Pereira Levy – Professor de violoncelo;
Nayane Macêdo – Professora de Contrabaixo;
Rodrigo Santana - Professor de viola e violino;
Valéria Cordeiro Dias – Professora de violino;
Ronaldo Sarmanho Filho – Professor de violino.
RECITAL
Data: 16 de agosto
Hora: 20h
LOCAL: Casa de Cultura de Santarém
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.