O VI Encontro de Percussão da FCG, também conhecido como A Festa do Ritmo, prossegue até esta sexta-feira (24) com a realização de workshops, masterclasses e concertos. A programação começa às 8h da manhã com um masterclass de música eletrônica com o professor Fernando Rocha, de Minas Gerais, e continua a tarde, às 15h30 com um workshop de bateria, que será ministrado pelo percussionista Diego Scliar, do Rio de Janeiro.
O evento é realizado anualmente pelo Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes, começou na última terça-feira (21) e reúne percussionistas de várias regiões do país e também do México. O evento ajuda a divulgar a música percussiva feita no Pará e proporciona a troca de experiência com artistas de importantes instituições de ensino musical. Além de apresentações musicais estão sendo realizados workshops sobre o ensino da música percussiva e masterclasses de música eletrônica e bateria.
A programação do festival prossegue hoje à noite (23), às 19h, com a apresentação do percussionista Fernando Rocha, que é professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se dedica especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais.
O encerramento da sexta edição do Encontro de Percussão da FCG termina é nesta sexta-feira(24) com um concerto do percussionista mexicano Evaristo Aguilar e do grupo de percussão da Universidade Autônoma de Taumalipas, que fica em Tampico, no México. A apresentação será um momento de confraternização entre os músicos participantes que estiveram em Belém durante toda a semana desenvolvendo atividades atividades artísticas e pedagógica. O concerto de Evaristo Aguilar será, às 19h, na sala Ettore Bosio. Toda a programação tem entrada franca.
PROGRAMAÇÃO
Concertos:
Fernando Rocha
Data: 23 de Outubro
Hora: 19h
Loca: Ettore Bosio (Gentil Bittencort, 909)
Ricardo Aquino e Marcos Matos
Data: 24 de Outubro
Hora: 11h
Local: Ettore Bosio
Concerto de Encerramento
Evaristo Aguilar e Grupo de Percussão da Universidade Autônoma de Taumalipas (México)
Data: 24 de outubro
Hora: 19h
Local: Ettore Bosio (IECG – Gentil Bittencourt 909 )
Entrada Franca
MASTERCLASS
Dia 24 de Outubro
8h – Fernando Rocha (EFMG) - Música Eletrônica
Local: Sala de Percussão do IECG
WORKSHOP
Dia 23 de Outubro
15h30 – Evaristo Aguilar (México)
Dia 24 de Outubro
15h30 – Diego Scliar (RJ) - Bateria
Local: Sala de Percussão do IECG
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.