Logo do estado

XXVI Festival Internaciolnal de Música Inicia Unindo o Erudito ao Popular

Versão para impressãoEnviar por email

De Guerra Peixe a Ted Max, passando por Chico Buarque, Edu Lobo e Villa Lobos. Assim, diversificado e de bom gosto, foi o repertório do concerto que a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (FCG) apresentou, na manhã deste domingo, 2, no Theatro da Paz. A exibição – que marcou, nas palavras do superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, “a ligação entre a primeira e a segunda fases do XXVI Festival Internacional de Música do Pará” – emocionou e surpreendeu a plateia, que, encantada, retribuiu com calorosos e incansáveis aplausos aos músicos paraenses.
Ainda não eram nem 9h30 da manhã deste domingo (2) e a fila na frente do Theatro da Paz já era expressiva. Cenário surpreende se pensarmos que se tratava de um domingo ensolarado, típico do verão amazônico e, ainda por cima, final de feriado prolongado. Mas, se levarmos em consideração o fato de que a fila havia sido formada pelas pessoas que queriam assistir ao concerto da Banda Sinfônica da FCG, o intenso movimento se torna bastante compreensível. Afinal, o grupo, formado no ano 2000, embora predominantemente composto por jovens músicos – a exemplo do próprio regente, o maestro Amílcar Gomes –, é um dos mais respeitados na atualidade, na capital paraense.
E a apresentação, mais uma vez, provou que o respeito adquirido pela Banda faz jus ao trabalho de alto nível desenvolvido pelo conjunto. Composto por um repertório extenso e diversificado – cujo ponto alto foi a execução de “Ao por do sol”, de Ted Max, compositor paraense morto há exatos cinco anos e, portanto, lembrado pela Banda Sinfônica como uma forma de homenagem – o concerto emocionou a uma plateia exigente, naquele que é considerado como um dos palcos mais bonitos da Amazônia.
“Estamos encantados. Tudo o que vimos até agora em Belém nos deixou apaixonados. E hoje, especialmente, poder assistir a um concerto desse nível, em um lugar como esse incrível Theatro, é algo maravilhoso, um grande presente mesmo. O governo do Estado está de parabéns por proporcionar um espetáculo como esse aos seus cidadãos”, observou a psicóloga mineira Natália Costa, que está em Belém pela primeira vez, a passeio com a família.
Mas não foi só aos expectadores que a apresentação emocionou. O jovem músico Wesley Oliveira, de apenas 16 anos, passou a integrar a Banda há apenas um mês e estava visivelmente emocionado com a oportunidade. “Esta é a primeira vez que me apresento dentro do XXVI Festival Internacional de Música do Pará. A oportunidade é maravilhosa, pois espero aprender muito, não só com a Banda, mas com todos os outros grupos e músicos que vão participar do evento”, contou.
A apresentação da Banda Sinfônica da FCG, como disse o superintendente da Fundação, Paulo José Campos de Melo, marcou o elo entre a primeira fase do Festival, denominada “Música das Américas”, ocorrida em abril deste ano, e o Festival propriamente dito, cuja abertura oficial será realizada neste domingo à noite, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.


Neste domingo (02), às 20h30, acontece a abertura oficial do Festival com o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto e tendo como solista o violonista paraense que mora na Alemanha, Lucas Imbiriba.  O concerto "Noite Espanhola" vai reunir no palco do Theatro da Paz músicos em sua maioria paraenses.
Este ano, o XXVI Festival Internacional de Música do Pará acontece de 2 a 9 de junho em dez espaços culturais de Belém e tem patrocínio do BNDES e Banpará. Todos os concertos têm entrada franca. 

SERVIÇO:
Para assistir aos concertos que ocorrerão no Theatro da Paz será preciso retirar ingressos na bilheteria do teatro no dia do espetáculo, a partir de 9h.
Elck Oliveira - Agência Pará

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.