Foi publicado na terça-feira (01) no Diário Oficial do Estado o Convênio de cooperação técnica firmado entre a Fundação Carlos Gomes e a Associação de Pais e Amigos da Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, do município de Santarém, no oeste do Pará. O documento irá possibilitar a implantação do Curso Regular de Cordas no município. O objetivo da parceria é fomentar políticas públicas de inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de vários bairros de Santarém e futuramente criar uma orquestra sinfônica na cidade.
O convênio celebrado ontem em Belém só foi possível graças ao decreto do Governador Simão Jatene que tornou de utilidade pública a Associação de Pais e Alunos da escola de Música Maestro Wilson Fonseca. A duração do convênio vai até junho de 2016.
A Escola de Música Wilson Fonseca é referência e um dos mais importantes patrimônios culturais de Santarém. Há mais de 20 anos a Escola desenvolve atividades sem fins lucrativos em prol de crianças, adolescentes e jovens do município. Atualmente, são atendidos aproximadamente mil alunos em mais de 20 cursos. Ao longo desses anos todos a Escola vem atuando na formação de cantores, professores, regentes, corais, bandas e orquestras. O maestro Agostinho Fonseca, que dirige a entidade, disse que o convênio com a Fundação Carlos Gomes possibilitará cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo e a futura criação da sua tão sonhada, merecida e necessária Orquestra de Cordas’.
A Fundação Carlos Gomes é incentivadora da difusão musical em mais de trinta municípios paraenses, onde atua no resgate das bandas de música e na criação de escolas de música. Através de seu corpo técnico pedagógico, a FCG leva orientações e capacitação para professores e alunos. É atribuição da Fundação monitorar, supervisionar, avaliar e fiscalizar o Convênio, realizando vistorias para que ele seja cumprido.
O Convenio de Cooperação técnica visa dar suporte a execução dos cursos em nível técnico de instrumento e canto seguindo a programação pedagógica dos Institutos de Música em todo o país, a exemplo do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) no Pará. De acordo com o superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, ‘a tendência é padronizar o ensino para que, posteriormente, os interessados possam prosseguir seus estudos em qualquer universidade do país, e assim concorrer as vagas em bandas sinfônicas e outros conjuntos musicais. O Curso de Cordas é uma das etapas desse processo. É um anseio antigo de Santarém e da Escola de Música Wilson Fonseca e desde 2012 estamos tentando implementar o curso. Existe uma dificuldade natural para a execução dos cursos de cordas na região amazônica pela escassez de Recursos Humanos qualificados e estes cursos, depois de iniciados, contarão com as parcerias nacionais da FCG para que Santarém possa ter resultados mais imediatos’, explicou Paulo Melo.
O superintendente avalia como positiva a criação de uma Orquestra Sinfônica em Santarém e acredita que é fruto do trabalho realizado pela FCG no interior do Estado. ‘O Projeto de Interiorização da FCG existe desde 1991 e Santarém foi uma das primeiras cidades incluídas no projeto, que até 2006 alcançou 90 municípios paraenses. A Criação de uma Orquestra Sinfônica é sempre um acontecimento que mostra o grau de desenvolvimento musical de cada região. Graças ao nível musical que o Pará vem apresentando para o Brasil e o reconhecimento que estamos vivenciando, e que nos aproxima mais dos grandes centros, as perspectivas de facilidades para criação de Orquestras em diversos municípios são mais animadoras, pois poucos Estados Brasileiros tem hoje em dia o mesmo grau de investimentos públicos na área da educação musical, que o Estado do Pará’.
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.