Logo do estado

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Banda Sinfônica de São Paulo se prepara para apresentações em Belém.

Versão para impressãoEnviar por email

Os músicos que integram a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, além de regentes convidados, chegaram a Belém na tarde deste domingo, 14, para uma série de oficinas e apresentações. Parte dos músicos ficará na capital, onde participará de atividades juntamente com os músicos da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e Banda Sinfônica do Estado do Pará. A outra parte do grupo seguiu direto do Aeroporto Internacional de Belém para os municípios de Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas e Ponta de Pedras, onde irão ministrar oficinas com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos grupos musicais locais.

A Banda Sinfônica de São Paulo existe desde 1990 e é considerada referência na América Latina. Em Belém, a banda participa pela primeira vez como convidada e residente, de um festival. A BSESP será a principal atração do Música das Américas, programação que acontece entre os dias 17 e 21 de abril e que corresponde à primeira Fase do XXVI Festival Internacional de Música do Pará (XXVI FIMUPA).

O Música das Américas constitui-se em uma grande conferência sobre o aprimoramento musical e artístico das bandas de música. O objetivo é desenvolver a educação musical e a integração social dos participantes. O evento começa na próxima quarta-feira, 17, no Teatro Ismael Nery, do Centur. Dentro da programação serão realizadas uma série de oficinas, cursos, palestras e ensaios abertos com maestros, arranjadores e compositores renomados, como Hudson Nogueira e Marcelo Maganha, do Conservatório de Tatuí, em São Paulo. Além dos músicos brasileiros, também haverá palestras com conferencistas dos Estados Unidos, Argentina e Colombia.

Concertos - A Banda Sinfônica de São Paulo se apresentará na abertura do evento, dia 17, no Theatro da Paz, e no concerto “Alma Latina”, que acontece no domingo, 20, no Arte Doce Hall. Todos os concertos serão gratuitos. Na primeira apresentação, o maestro Marcos Sadao Shirakawa, titular da Banda Sinfônica, dividirá a regência com Mônica Giardini, regente adjunta, Marcelo Jardim e Dario Sotelo, regentes convidados, em um programa que faz um apanhado geral do repertório para sinfônicas. Marcelo de Jesus, ao trombone, será o solista da noite.

Marcelo de Jesus, que é considerado um dos mais habilidosos trombonistas da atualidade, destacou a importância de tocar pela primeira vez no Theatro da Paz. "Para nós, músicos, é uma realização, um sonho, se apresentar num teatro tão bonito e por onde já passaram  nomes importantíssimos da música".

Já no concerto “Alma Latina”, o grupo receberá Marcelo Jardim, Dario Sotelo, além dos americanos Matthew George, da Saint Thomas University, e Shawn Smith, da Corpus Christie University, como regentes convidados. O saxofonista Milton Vito atuará como solista, interpretando 'Fantasia' para saxofone soprano e banda sinfônica, de Villa-Lobos.

O regente Marcos Sadão, que há quatro anos está à frente da banda, ressaltou que o trabalho que será desenvolvido com os jovens músicos do Pará será um marco na história da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. 'É uma experiência nova e estamos ansiosos para levar o conhecimento musical e toda a nossa técnica para as bandas daqui', ressaltou o maestro.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.