Logo do estado

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Alunos do Pro Paz assistiram aos Concertos Didáticos da FCG

Versão para impressãoEnviar por email

A Fundação Pro Paz, em parceria com a Fundação Carlos Gomes, promoveu o Concerto Didático nesta sexta-feira (29), no Theatro da Paz. A atividade, destinada aos alunos do Pro Paz nos Bairros e estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém, é um projeto educativo-musical que tem a parceria das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Cultura (Secult) e municipal de Educação (Semec).

Cerca de 300 alunos dos polos do Pro Paz nos Bairros participaram do concerto, divididos entre manhã e tarde. Desde 2011, o projeto difunde o ensino musical a partir de uma aula sobre os instrumentos musicais e as obras que são apresentadas nos concertos. São atendidos alunos, professores e gestores da rede pública estadual. O objetivo principal é aproximar o público infanto-juvenil do universo da música.

“O Concerto Didático funciona como uma grande aula de música. Tivemos nesta sexta-feira 650 alunos participando. A presença dos polos do Pro Paz foi muito importante no sentido de dar essa oportunidade, de difundir a musicalização, já que no projeto são ministradas diversas aulas de música”, disse a coordenadora do projeto pela Fundação Carlos Gomes, Ana Maria Adade.

Pela manhã, de 10h às 11h, ocorreu a apresentação dos músicos do Quaternura, que falaram sobre os instrumentos que tocam. À tarde, às 16h, foi a vez do Trio Raízes mostrar o trabalho e falar sobre a importância do samba. O concerto contou ainda com apresentações de alguns alunos.

“A palavra-chave deste trabalho é oportunidade. Dar oportunidade a essas crianças, por meio da fundação, de conhecer um espaço diferente, que é o teatro. Nos polos temos crianças que são apaixonadas pelas aulas de música, e trazê-las para cá lhes dá infinitas possibilidades”, afirmou a coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Fabize Muinhos.

Erick Alves, 11 anos, aluno do polo Pro Paz Mangueirão, assistiu ao concerto e tocou flauta junto com a banda. “Participar do evento e poder tocar flauta na frente de tanta gente foi maravilhoso. Aprendi a tocar flauta no ano passado, no Pro Paz, e gosto muito. Espero vir mais vezes aqui ao teatro e, com a ajuda do professor, melhorar cada vez mais”, afirmou.

“Para as crianças, é uma realização poder estar aqui no teatro, um lugar do qual muitas só ouviam falar. Além de assistir ao espetáculo, elas puderam aprender um pouco também. A gente fica muito feliz em participar de um projeto assim”, declarou o professor de música Paulo César.

O Pro Paz nos Bairros conta atualmente com cinco polos (Mangueirão, UFPA, Ufra, Iesp e Sacramenta). O projeto busca garantir a redução dos índices de violência e disseminar a cultura de paz por meio de um trabalho de prevenção que atende crianças e adolescentes que moram em áreas de risco.

Texto: Fundação Pro- Paz 

Foto: Eliseu Dias (Agência Pará)

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.