Logo do estado

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Painel de Bandas no Marajó levou conhecimento para músicos de várias gerações

Versão para impressãoEnviar por email

O Painel Funarte de Bandas de Música encerrou no último domingo, 18, em Salvaterra, na Ilha do Marajó, com a apresentação das duas bandas formadas durante o evento, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Salomão Matos. O público lotou a quadra da escola para conferir a apresentação dos alunos que participaram as oficinas de instrumentos de sopro e percussão e também do curso de regência de banda, onde eles aprenderam técnicas de ensaio, prática de conjunto e estudo de repertório. O curso de regência foi ministrado pelos maestros Marcelo Maganha, de São Paulo, e Tobias Volkmann, do Rio de Janeiro. Nele, os estudantes receberam ensinamentos valiosos de grandes profissionais e aprenderam técnicas de como preparar um bom ensaio para banda de música.

Um total de nove alunos de regência participaram das apresentações e regeram, cada um, uma música do repertório escolhido para ser executado pela banda. Entre os alunos havia músicos experientes como o regente Marcelino Tavares, de Ponta de Pedras, no Marajó. Mas como este ano o Painel recebeu muitas inscrições de músicos iniciantes, mesmo com pouca experiência eles também puderam mostrar o que aprenderam durante os cinco dias de atividades. Foi o caso do regente Lucas Lima, de 16 anos, que conduziu uma música de Villa Lobos. O curso de regência também atraiu a jovem flaustista Karina Marquês, de 17 anos, que viajou  de Salinópolis, na região do Salgado, para ter essa primeira experiência.

O maestro Tobias Volkmann, regente assistente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, definiu o evento como um encontro de gerações. "Entre os participantes das bandas havia pessoas de várias idades, de músicos iniciantes a veteranos, e todos puderam mostrar o que aprenderam nesses dias de intensa atividade pedagógica. O trabalho que fizemos aqui durante uma semana é um trabalho que normalmente leva um ano. Mas acho que os alunos conseguiram dar um salto e certamente vão levar isso adiante’, afirmou ele.

O curso de regência de bandas atraiu muitos estudantes vindos de municípios da Ilha do Marajó, de outras regiões do Pará e também de outros estados. O professor de música, Felipe França, veio de Pernambuco. ‘Eu não esperava encontrar um evento com essa importância e qualidade aqui no Marajó’, disse o regente, que há três anos leciona em uma escola do arquipélago de Fernando de Noronha.

O repertório abriu espaço para a música paraense com a interpretação de obras compostas, durante a realização de cursos de compoisção e arranjo na FCG, por compositores da terra como Hezir Pereira e Luiz Pardal, mas houve também a execução de composições normalmente presentes no repertório das bandas de música, como o dobrado e a marcha. 

O encerramento do Painel de Bandas em Salvaterra contou com a presença do prefeito do município, que agradeceu a realização do evento na cidade e destacou a tradição musical no Pará e, especialmente, no Marajó. "Temos jovens com muito potencial e talento musical. Tenho certeza que os maestros que vieram de fora ficaram surpresos com os músicos daqui."

O concerto de encerramento também prestou homenagens. O flautista Celso Woltzenlogel, professor da escola de música da universidade do Rio de Janeiro, que tem grande contribuição para o ensino da flauta no Brasil foi lembrado pela organização do evento. O músico é uma referência nesse instrumento no país e foi responsável pela criação do projeto bandas da Funarte. O curso de flauta que ele ministrou durante o Painel teve mais de 60 inscritos. ‘Fiquei muito feliz de estar aqui e muito surpreso com a quantidade de jovens que se apresentaram. Isso mostra que o trabalho que a gente fez deu resultado. Desejo que a Funarte continue realizando esse trabalho’, disse o professor.

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.