Logo do estado

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Seduc premia escolas durante Concerto Didático realizado em parceria com FCG

Versão para impressãoEnviar por email

O Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, receberá nesta sexta-feira (05) as apresentações musicais do Projeto Concertos Didáticos da Fundação Carlos Gomes (FCG). Mais de mil estudantes de escolas públicas da região metropolitana de Belém e também do interior do estado estão sendo esperados para acompanhar os concertos comentados.

Realizado uma vez ao mês, o projeto é uma promoção do governo do estado por meio da Fundação Carlos Gomes em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Cultura e Theatro da Paz.  Este mês, em função da realização do XIII Festival Internacional de Ópera do Theatro da Paz, os concertos didáticos foram deslocados para o Margarida Schivasappa para que não houvesse pausa na atividade, que contribui para a formação cultural de crianças e adolescentes e desperta o interesse pela música.

As atrações desta sexta serão o Muiraquitã Jazz e a Orquestra de Choro Uirapuru, dois grupos artísticos da FCG. O Muiraquitã Jazz sobe ao palco do Schivasappa às 10h. O grupo é formado por experientes músicos paraenses que integram a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, a Amazônia Jazz Band e também por professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Coordenado pelo saxofonista Harley Bichara, o grupo de jazz faz uma fusão de ritmos paraenses nos vários gêneros musicais.

À tarde, 16h, os estudantes vão poder conferir o trabalho da Orquestra de Choro Uirapuru. Criada em 1999, a Orquestra reúne músicos que têm em comum a paixão pelo Samba de Gafieira e pelo Choro, gêneros imortalizados por compositores como Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Jackson do Pandeiro e tantos outros artistas, que contribuíram para a história da Música Popular Brasileira. Além das apresentações, os integrantes da Orquestra também fazem pesquisa musical.

Premiação

Durante o evento, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), que é parceira no projeto,premia as escolas públicas vencedoras no Concurso de Vídeo do Dia do Pacto pela Educação na Escola, realizado em 2013.

São nove ganhadores nos municípios do interior do estado e oito na Região Metropolitana. Os 17 vídeos selecionados foram produzidos por equipes de estudantes de escolas públicas de Abaetetuba, Bragança, Cametá, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Tucuruí e Belém.

A cerimônia de premiação das escolas será realizada antes do início do concerto didático. As equipes irão receber uma filmadora Sony modelo Handycam, HDR-CX240 e também um presente extra: um vídeo editado com os melhores momentos de cada uma das produções vencedoras.

O vídeo foi editado pelos alunos do projeto Aluno Repórter - finalista do Prêmio Escola Voluntária 2014 - com apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE – Bragança) da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) da Secretária de Estado de Educação do Pará (Seduc). O material já está disponível e pode ser acessado no You Tube, canal de vídeos na internet.

Pacto pela Educação

O Pacto pela Educação tem o objetivo de promover a melhoria da educação e fazer do Estado do Pará uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público. A iniciativa tem como principal meta aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, até 2017. Entre os principais desafios do Pacto pela Educação no Pará estão a melhoria do desempenho de alunos do Ensino Fundamental e Médio e o fortalecimento de habilidades e competências dos profissionais de educação.

Foto: Rodolfo Oliveira (Agência Pará )

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.