Quinze alunos do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) colaram grau na noite dessa quinta-feira (05). A solenidade de formatura foi realizada na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, em Belém, e contou com a participação da Pro-reitora de Graduação da Uepa, Ana da Conceição Oliveira, que representou o Reitor da Universidade do Estado (Uepa), Juarez Quaresma. A professora leu mensagem do magnifico reitor felicitando os concluintes e desejando sucesso na carreira de profissionais em música.
A turma, que leva o nome do Maestro Wilson Fonseca, o mestre Isoca, prestou uma homenagem ao professor Guaraci dos Passos Portugal Junior e teve como patrono o magistrado, professor e compositor Vicente José Malheiros da Fonseca, Desembargador Federal do Trabalho. A paraninfa da turma, a profa Elizabeth Lucena, falou da importância de ritos, como as cerimônias de formatura, como princípio da caminhada profissional e lembrou que este ano o Instituto Carlos Gomes completa 120 anos.
O discurso da turma foi feito pelo percussionista Joelson Silva. O orador expressou a emoção de concluir o curso e o compromisso dos mestres que contribuíram para que os alunos atingissem o objetivo que foi a graduação em música.
Na soledidade, o Superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, foi representado pelo Diretor de Ensino do IECG, Claudio Trindade, que ressaltou a importância da parceria UEPA/FCG na formação de profissionais habilitados para atuar nas diversas modalidades da música.
Entre os formandos estão músicos experientes e conhecidos do público paraense como Almirzinho Gabriel e Jacinto Kahwage, que concluíram o curso de Composição e Arranjo. Mas na turma havia também instrumentistas que integram a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e ainda professores de música do IECG.
No encerramento da solenidade, os bacharéis executaram uma música composta especialmente para eles por Vicente Malheiros, patrono da turma. A composição, escrita para vários naipes de instrumentos, teve regência do maestro Amilcar Gomes, regente titular da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (BSFCG).
Maestro Isoca
O maestro Isoca foi um grande compositor e incentivador da cultura, do folclore e da história da Amazônia. Natural de Santarém, foi fundador da Academia Paraense de Música e membro da Academia Paraense de Letras.
Bacharelado em Música – Turma ‘ Maestro Wilson Fonseca’
Almir José de Oliveira Gabriel – Composição e Arranjo
Bruno Rafael Valente da Silva – Violoncelo
Elias da Silva Saraiva – Clarinete
Felipe Ricardo Pereira e Silva – Saxofone
Joelson Conceição Dias da Silva – Percussão
José Claudio Rosário da Costa – Percussão
José Jacinto da Costa Kahwage – Composição e Arranjo
Maurício Gonçalves de Brito – Trombone
Michael do Amaral Farias – Piano
Rodolfo José Nascimento Santana – Piano
Romeu do Carmo Amorim da Silva Junior – Canto
Ruben Castro Marques – Tuba
Sergio Fleury Fonseca dos Anjos – Saxofone
Tânisa Silva Rodrigues dos Santos – Piano
Thais Cybelle Araújo da Silva – Piano
FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.