Logo do estado

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Clarice Lispector inspira espetáculo multimídia no Festival Internacional de Música do Pará

Versão para impressãoEnviar por email

A programação do XXVIII Festival Internacional de Música do Pará, aberta no último dia 7, trará ao público oficinas, cursos e apresentações, além de novas experiências aos músicos locais, nacionais e internacionais que participam do evento. Uma destas apresentações ficará a cargo do projeto “Tocado, Falado e Riscado”, do grupo português “Toy Ensemble”, que une os textos de Clarice Lispector à música, literatura e desenho. A estreia do espetáculo, que está em turnê nacional, será em Belém no próximo dia 9, no Theatro da Paz.

O projeto é resultado de uma co-produção entre Brasil e Portugal. A pianista brasileira Christina Margotto, que vive há 25 em Portugal, é a coordenadora do projeto e fala sobre a ideia de criar um espetáculo multimídia.

“O projeto envolve música, literatura e artes visuais. Essa foi a forma que nós encontramos de levar essas três artes, simultaneamente, ao público jovem e adulto, estimulando a leitura através dos textos e oferecendo um espetáculo multimídia. Para isso, fizemos uma adaptação musical para os textos das 12 lendas brasileiras da Clarice Lispector. São histórias que todos nós conhecemos e por isso acreditamos que teremos uma grande aceitação do público”. A equipe do espetáculo promoveu oficinas de desenho, música e teatro para preparar os alunos que atuaram na peça que será apresentada. Na oficina de teatro, o ator português Antônio Durães, foi o responsável por falar e exercitar o texto de Clarice Lispector com os alunos.

“Como o espetáculo trabalha com as linguagens musical e visual (desenhos) que serão apresentados em tempo real, nós consideramos a fala como a nossa parte cênica, pois adaremos às histórias de Clarice Lispector a melhor interpretação possível. Aqui, com os alunos, nós desfrutamos juntos do texto, experimentamos leituras e inventamos a nossa própria forma de ler essas histórias”, explica o ator.

Para o aluno Thiago Batista, que já estuda teatro, este é o primeiro contato com o festival e também a primeira participação em uma oficina de teatro. “Essa é minha primeira participação no festival e estou achando ótimo, pois o teatro nos dá essa oportunidade de aprender e de estar próximos do público, de surpreender o expectador”.

Serviço: Espetáculo “Como Nascem as Estrelas”, baseado nos textos de Clarice Lispector - Projeto "Tocado, Falado e Riscado", com o grupo português Toy Ensemble. Dia 8 de junho, Theatro da Paz, às 20h30. Entrada gratuita. 

Diego Andrade
Secretaria de Estado de Comunicação

FCG: Av. Gentil Bittencourt, 909 - CEP: 66040-174 - Belém / PA - (91) 3251-7060
IECG: Av. Gentil Bittencourt, 977 - CEP: 66040-000 - Belém / PA - (91) 3251-7092
Horário de funcionamento: Segunda-Sexta: 08h às 14h.

© Copyright 2013 Fundação Carlos Gomes - FCG. Todos os direitos reservados.